30 de setembro de 2025

Vereador alerta para risco de mortalidade de peixes no Rio Piracicaba

Mudança na cor da água acende sinal de alerta; Frente Parlamentar defende monitoramento contínuo e ações de preservação

Durante a 54ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta segunda-feira (29), o vereador Zezinho Pereira (União Brasil) ao usar a Tribuna, destacou a preocupação com a alteração na cor da água do Rio Piracicaba, registrada no último domingo (28). Segundo ele, o rio apareceu com uma tonalidade esverdeada, o que pode estar relacionado ao excesso de nutrientes e à proliferação de algas.

O vereador lembrou que o rio é parte da identidade da cidade e que o episódio deve servir de alerta. “Precisamos de estudos mais detalhados e soluções que ajudem a proteger o rio, com monitoramento constante da água, manutenção das matas e outras medidas. Também precisamos cobrar ações de municípios vizinhos, como Americana, para que haja maior tratamento de esgoto”, afirmou.

O vereador reforçou a importância da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Piracicaba, que busca discutir o tema de forma ampla. “Nossa frente convida todas as pessoas e os vereadores. O rio precisa ser defendido, porque se continuar assim, em breve não encontraremos mais vida nele”, alertou.

Em aparte, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) recordou episódios anteriores de mortalidades de peixes e cobrou medidas contínuas. “Nos últimos 10 anos, tivemos mais de 14 incidentes que resultaram na morte de toneladas de peixes e ninguém foi punido. Não podemos esperar novas tragédias para agir”, disse.

O vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão também contribuiu, lembrando que o ex-vereador Longatto já havia iniciado, em 1994, trabalhos de monitoramento e defesa do rio Corumbataí e que poderia ser convidado pela Frente Parlamentar para compartilhar suas experiências e sugestões.

Assista ao discurso completo do vereador Zezinho Pereira no vídeo acima.

Texto: Andressa Braz
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
Edição de TV: TV Câmara
Revisão: Aline Macário - MTB - 39.904

NOTÍCIAS RELACIONADAS