
09 DE MARÇO DE 2018
Projeto de decreto legislativo de Laercio Trevisan Jr. foi aprovado nesta quinta-feira
Propositura de autoria do vereador Trevisan Jr. foi aprovada nesta quinta-feira
O juiz federal do Trabalho, Firmino Alves Lima, receberá o Título de Cidadão Piracicabano pelos trabalhos realizados na área judiciária em Piracicaba. A honraria é de autoria do vereador Laercio Trevisan Jr (PR), que teve seu projeto de decreto legislativo 72/2017 aprovado na 10ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (8).
Filho de Firmino Alves Lima Neto e Estela Viana Egreja e Alves Lima, nasceu em São Paulo, em 16 e abril de 1965. Casou-se com Ana Paula Lervolino Pereira Alves Lima e teve o filho Luiz Eduardo Pereira Alves Lima.
Cursou, em 1983, engenharia pela Universidade Mackenzie; já em 1985, estudou direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, até 1999, com especialização em direito do trabalho. Foi aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil em 1990 e iniciou no setor trabalhista em 1988, como estagiário.
Concluiu o mestrado em direito do trabalho em 2005, com a dissertação sobre "Mecanismos antidiscriminatórios nas relações de trabalho." Em 2010, apresentou a tese "Contribuições para uma Teoria da Discriminação das relações do trabalho", durante o doutorado em direito do trabalho, ambas especializações na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Tornou-se juiz federal do Trabalho em 1996, em Piracicaba, perante o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, como juiz do Trabalho substituto, e como juiz titular de Vara desde 2004.
Foi o responsável pela unificação dos processos trabalhistas do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba que, na época, fez com que o clube conseguisse o fim das penhoras de rendas e cotas de patrocinadores, mediante apresentação do Plano de Administração de Dívidas, apresentado pelo clube, e aceito pelo juiz.