PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE OUTUBRO DE 2021

Ipedd receberá moção de aplausos por nova diretoria e estatuto


Propositura em homenagem ao Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia, de autoria da vereadora Rai de Almeida, foi aprovada nesta quinta-feira (14)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Rai de Almeida é a autora da moção de aplausos, aprovada em plenário durante a 38ª reunião ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Piracicaba






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou durante a 38ª reunião ordinária de 2021, realizada na noite desta quinta-feira (14), a moção de aplausos 217/2021, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que homenageia o Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia (Ipedd) " pela eleição de sua nova diretoria e aprovação do estatuto da entidade".

Fundado em 2019, a entidade, de acordo com a propositura, e como seu próprio nome sugere, "tem como compromisso o fortalecimento das instituições e dos laços democráticos que nos une, também uma valorização da política e de seus diferentes segmentos, como a Sociedade Civil, Poder Legislativo, Executivo e Judiciário".

Segundo Rai de Almeida, "o Instituto foi criado com vistas à defesa da democracia, do estado de direito, e em razão de toda a situação em que nos encontramos. Agora foi eleita uma nova direção para o Ipedd, que fica sob a coordenação do professor Dorgival Henrique. Tenho certeza que vários vereadores foram alunos dele, que deu aulas na UNIMEP por muitos anos".

"O ato inaugural do IPEDD aconteceu dia 05 de Setembro de 2019, no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores, com conferência do desembargador Alfredo Attié Júnior sobre Democracia e Direitos, demonstrando desde a sua criação a sua vocação para ser um espaço de conexão entre o Poder Público e a Sociedade Civil", traz o texto da moção.

Integrado por representantes de movimentos sociais, conselhos municipais, segmentos culturais e universidades, o Instituto elegeu em agosto de 2021 a sua nova diretoria e também aprovou seu novo estatuto.

Atualmente presidido pelo bacharel em direito e mestre em administração, Dorgival Henrique, o Ipedd, segundo texto da propositura, "caminha para sua institucionalização, como uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação civil para fins não lucrativos". 

A moção também destaca o papel da instituição na organização de eventos voltados à promoção dos preceitos democráticos, como por exemplo 1º Festival da Democracia, realizado ainda em 2019, na Casa do Marquês, no bairro Monte Alegre, e uma série de encontros virtuais realizados ao longo de 2020 e 2021 dedicados à discussão de "temas sensíveis à nossa democracia". 

 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Rai de Almeida

Notícias relacionadas