PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE MARÇO DE 2024

Fórum discute modelo de gestão para o Parque Tecnológico de Piracicaba


Falta de transparência e investimento na área tecnológica são criticadas em reunião



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Rai de Almeida (PT)

Vereadora Rai de Almeida (PT)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução


A necessidade de um modelo de gestão para o avanço das pautas de ciência e tecnologia foi considerada fundamental pelos participantes do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (26).

A visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba foi um dos temos abordados na reunião do Fórum, que está sob a coordenação da vereadora Rai de Almeida (PT). A vereadora relatou que no Parque de Sorocaba há um modelo de gestão que difere em termos de autonomia e independência, já que existe a figura do gestor para discutir políticas públicas necessárias para a sociedade. “Além disso, existe mobilização para eventos, formação, busca por empresas para inserção no âmbito tecnológico e busca ativa para atrair novos empreendimentos para o Parque Tecnológico”, disse.

Os participantes do Fórum ressaltaram que um modelo de gestão eficiente para o Parque Tecnológico de Piracicaba deve ser desenvolvido com a participação do Poder Executivo Municipal na discussão e implementação das políticas voltadas para ciência, tecnologia e inovação. Segundo Rai de Almeida, a questão deve ser abordada com calma e determinação para a mudança da gestão do Parque Tecnológico, que tem uma importância significativa na cidade.

As respostas ao requerimento 1120/2023, que solicitava ao chefe do Executivo informações sobre o Parque Tecnológico de Piracicaba “Engenheiro Emílio Bruno Germek”, também forma debatidas na reunião. A vereadora relatou que muitas questões importantes não foram devidamente respondidas. “É inaceitável que, em um contexto de ciência, tecnologia e inovação, a documentação de prestação de contas não esteja acessível online, refletindo uma falta de transparência. Além disso, há uma falta de investimento adequado da prefeitura na área tecnológica”, criticou a coordenadora do Fórum.

Participaram da reunião do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia representantes das seguintes entidades: Secretaria de Saúde; Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP); Cena/USP; FOP Unicamp; Sesi Piracicaba; Etec Dep. Ary Camargo Pedroso; Simesp; e o Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba.

A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 30 de abril e deverá abordar a evolução da discussão do planejamento, com os avanços nas leituras das legislações e propostas de mudanças no arcabouço legal no âmbito da ciência e tecnologia.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia Rai de Almeida

Notícias relacionadas