14 de agosto de 2025

Em reunião ordinária realizada nesta quinta, Câmara aprova 44 proposituras

Na tribuna popular, filho de uma das vítimas cobrou urgência na construção do Memorial em homenagem às vítimas do edifício Luiz de Queiroz, o Comurba

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou 44 proposituras na 41ª reunião ordinária de 2025, realizada na noite desta quinta-feira (14), no plenário Francisco Antonio Coelho. Logo no início da reunião, ao fazer uso da tribuna popular, o orador Cláudio José de Oliveira Campos falou sobre a necessidade de construção do Memorial às vítimas do Ed. Luiz de Queiroz, mais conhecido como Comurba, e a instituição da “Semana em Memória das Vítimas”.

O edifício Comurba, de 14 andares, desabou em 1964, provocando a morte de cerca de 50 pessoas. Na tribuna popular, Cláudio, filho de uma das vítimas, elogiou a aprovação da lei que cria o Memorial em homenagem aos mortos na tragédia. “Já se passaram 15 legislaturas desde o desastre para que se propusesse uma digna homenagem aos falecidos”, afirmou.

Ele destacou que o próximo passo é viabilizar a construção. Durante sua fala, apresentou slides do projeto, elaborado por voluntários, que prevê a instalação do memorial em um canteiro na esquina das ruas Prudente de Moraes e Boa Morte. “O projeto está pronto. Solicitamos apoio para sensibilizar o prefeito Helinho Zanata (PSD) a realizar a obra com urgência”, disse.

PRIMEIRA DISCUSSÃO - Em primeira discussão, foram aprovados sete projetos de lei relativos à denominações. Entre eles está o Projeto de Lei 46/2024, que dispõe sobre a denominação de Valdemar Correr à Escola Municipal de Educação Infantil localizada na rua Santa Tereza, no bairro Santana / Santa Olímpia. 

Outro projeto de lei aprovado foi o 132/2025, que denomina de Professor João Marcos Thomaziello a rua 4 (quatro), via pública do loteamento Spazio Filleti, no bairro Campestre. Familiares e amigos de vários homenageados estavam presentes na votação durante a reunião ordinária.

DEMAIS PROPOSITURAS -  Quinze requerimentos foram deliberados, dos quais oito, incluindo um aprovado em urgência, estão relacionados à coleta de lixo, infraestrutura de postos de saúde, aos serviços de saúde do município, à acessibilidade em libras na administração municipal, entre outros temas. Os demais requerimentos são relativos à entrega de votos de congratulações. 

Ainda em discussão única, 18 moções foram aprovadas, sendo uma de repúdio. Outras 13 moções tiveram a votação adiada por duas sessões. Os vereadores ainda aprovaram quatro projetos de decreto legislativo para a outorga de Títulos de Cidadão Piracicabano e Piracicabanus Praeclarus.

MOÇÃO DE APLAUSOS - Durante a reunião ordinária foi realizada a entrega de moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão, que neste ano de 2025 completa 10 anos de história.

Confira a reunião na íntegra no vídeo anexo.

Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS