
04 DE NOVEMBRO DE 2021
Vereador André Bandeira (PSDB) conheceu o projeto de acessibilidade "Turismo para Todos", desenvolvido pela Esalq para o Horto Florestal do distrito de Tupi
André Bandeira (PSDB) conheceu projeto que visa implementar acessibilidade nas trilhas do Horto Florestal de Tupi
O vereador André Bandeira (PSDB) recebeu em seu gabinete a professora Teresa Cristina Magro, do Departamento de Engenharia Florestal da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), e o aluno Eduardo Bueno Medici, do curso de Gestão Ambiental, da universidade, que falaram sobre a implementação de um estudo realizado pelos integrantes do LANP (Laboratório de Áreas Naturais Protegidas).
O LANP desenvolve pesquisas para contribuir com o manejo de áreas naturais e de locais de valor histórico e cultural. E o estudo em questão se refere ao Horto Florestal do distrito de Tupi, local em que eles estão procurando implementar acessibilidade nas trilhas do parque para que cadeirantes com diferentes tipos de esforço possam usufruir dos encantos do espaço.
O projeto consiste em mapear a área para fazer o experimento com cadeirantes em diferentes trechos e declínios para que possam definir o nível de esforço exigido e saber se é viável ou não. Logo após aplicar um questionário de avaliação e, por fim, elaborar pesquisa com os voluntários, em Tupi, mesmo, e passar com eles nos trechos definidos para análise se eles poderão realizar a trilha.
“Eles vieram até mim pedir informações e orientações sobre a realidade do cadeirante, bem como explicar que para o projeto ser implementado, precisarão ser realizados experimentos com cadeirantes em diferentes trechos da trilha do parque, para definir o que deve ser realizado ou alterado para que haja acessibilidade para todos os níveis de dificuldade”, detalhou o parlamentar.
“Achei o estudo interessantíssimo e extremamente valioso, e coloquei-me inteiramente à disposição para somar forças para que, de fato, saia do papel. Essa é uma demanda praticamente inexistente e é justamente pela falta de espaços acessíveis na natureza que essas demandas são raras”, concluiu o vereador André Bandeira (PSDB).