
01 DE JULHO DE 2025
André Bandeira (PSDB) cobra informações do Poder Executivo sobre o volume e os custos relacionados ao recolhimento e destinação desses resíduos
Vereador André Bandeira (PSDB) salienta que resíduos provenientes de poda de árvores e corte de grama têm características distintas dos resíduos domiciliares
O destino dos resíduos de podas de árvores no município é alvo de questionamento pelo vereador André Bandeira (PSDB), através do requerimento nº 698/2025, aprovado durante a 13ª Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta segunda-feira (30). O parlamentar cobra informações do Poder Executivo sobre o volume e os custos relacionados ao recolhimento e destinação desses resíduos.
“O gerenciamento de resíduos sólidos urbanos representa uma das atividades mais onerosas e ambientalmente sensíveis da administração pública, sendo fundamental para garantir a saúde pública, a preservação ambiental e o cumprimento da legislação vigente”, argumenta, no documento. “O correto dimensionamento do volume de resíduos, bem como a destinação adequada e os custos envolvidos, é essencial para o planejamento sustentável e para a avaliação da eficiência do contrato de limpeza e manejo urbano”.
Salienta também que os resíduos provenientes de poda de árvores e corte de grama têm características distintas dos resíduos domiciliares, podendo ter destinação alternativa, como compostagem ou reaproveitamento. Por isso, ele questiona qual foi a quantidade mensal de resíduos sólidos urbanos recolhidos e depositados no aterro sanitário nos últimos 36 meses, qual foi o valor pago mensalmente pelo serviço e qual a destinação final dada a esse tipo de resíduo.