22 de setembro de 2025

Denominação da USF do bairro Javari eterniza história de oftalmologista

Propositura do vereador Pedro Kawai reverencia o legado do médico oftalmologista Mário Sérgio Caldana, na denominação da Unidade de Saúde da Família (USF) Javari

Projeto de lei nº 19/2025, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), aprovado pela Câmara, consolida a denominação do prédio da Unidade de Saúde da Família (USF) Javari, localizado na rua Anízio Caetano da Silva, número 345, no bairro Monte Rey, como “Dr. Mário Sérgio Caldana”. O ato de descerramento da placa denominativa aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), nas dependências da Unidade, mediante a presença de autoridades, amigos e integrantes da família Caldana. 

A viúva de Mario Caldana, Rosangela Arlene Merone Caldana (Rose), bem como o filho, Mario Cesar Merone Caldana agradeceram a homenagem recebida do município, por intermédio da Câmara, na criação da lei, e do Executivo, na confecção da placa denominativa, que eterniza e reverencia o legado de dedicação e de humanismo do oftalmologista: "Meu marido foi um homem justo, sempre pensando no próximo, valorizou o estudo acima de tudo e, amava a oftalmologia, a profissão que escolheu para ganhar a vida", referendou Rose. "A alma dele era a medicina, tendo como foco a oftalmologia", disse Mario ao considerar a importância de carregar o legado familiar do pai. 

O vereador Pedro Kawai enfatizou a relevância da Câmara em perpetuar a história de um cidadão que demonstrou amor por uma profissão, deixando um legado a ressoar pelas futuras gerações. "Mário Sérgio Caldana foi pioneiro na oftalmologia local, atendendo mais de 70 mil pessoas durante sua carreira profissional, com serviços de excelência e humanidade. Esta homenagem perpetua sua história em um espaço de saúde pública que leva seu nome", concluiu Pedro Kawai, que também sinalizou o potencial da Unidade em servir os moradores da região norte. 

A enfermeira chefe da Unidade, Pâmela Suellen dos Santos Sales também registrou sua satisfação e orgulho de ver uma unidade que evidencia e eterniza a história de um profissional de saúde que ajudou tanta gente. Além de considerar toda equipe de trabalho, em agradecimento pelo reconhecimento do Poder Público municipal. 

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Sergio Pacheco Júnior destacou o legado de Caldana, além de enfatizar a importância da Câmara e do Executivo no respaldo à denominação. "Honrou muito a profissão de médico, atendeu e serviu sem olhar a quem, fazendo da medicina um sacerdócio", concluiu o secretário, que também falou do seu orgulho em acompanhar a solenidade, além de enfatizar o reforço de melhoramento nas unidades de saúde, pautado pela atual administração municipal, onde a USF do Javari se desponta na região norte de Piracicaba. 

Nascido em 1953, em Bebedouro (SP), em 22 de Setembro de 1953, era filho de Mario Caldana e Talze Ibraim Caldana, farmacêuticos conceituados na área. Caldana graduou-se em Medicina em Bragança Paulista, em 1978. Com sólida formação na Europa, atuou no Instituto Barraquer, em Barcelona, e se tornou referência em oftalmologia na cidade, fundando a primeira clínica oftalmológica de ponta em Piracicaba. Em mais de quatro décadas, realizou mais de 70 mil atendimentos e cirurgias.

Também participaram do ato solene de denominação: Matheus Merone (Primo) e Camila Gava de Menezes (noiva de Mario Cesar). No final do ato denominativo, o vereador Pedro Kawai também verificou demandas da Unidade, que passam pela abertura de via pública, dando continuidade ao prolongamento da rua Anízio Caetano da Silva, bem como outras melhorias para resguardar a população, que diariamente procura por atendimentos de saúde.  

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS