19 de setembro de 2025

No programa Primeiro Tempo, vereador fala sobre preservação do Meio Ambiente

Pedro Kawai (PSDB) demonstrou indignação com a poluição do Rio Piracicaba, proveniente de outras cidades, e também abordou temas como os 107 anos da imigração japonesa

No programa Primeiro Tempo, que foi ao ar na noite desta quinta-feira (18), o vereador Pedro Kawai (PSDB) reforçou a defesa do Rio Piracicaba e criticou a poluição gerada por cidades a montante, principalmente Americana, que, segundo ele, despeja esgoto sem tratamento no rio. Ele falou também sobre os 107 anos da imigração japonesa em Piracicaba, sobre a cultura do nosso município, sobre as atividades da Escola do Legislativo, entre outros temas. 

Kawai destacou que, apesar dos avanços locais no tratamento e reuso da água, o problema persiste principalmente em cidades vizinhas, como Americana. Ele comentou sobre uma liminar concedida àquele município que suspendeu multas ao DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, o que, segundo ele, “autoriza o despejo irregular de esgoto sem punição”. 

Durante a entrevista, o vereador falou também sobre a trajetória da comunidade japonesa em Piracicaba, que celebra 107 anos de história em Piracicaba. Ele lembrou que as primeiras famílias chegaram à cidade em 7 de setembro de 1917, coincidindo com o Dia da Independência, para trabalhar na lavoura de café. 

Kawai também relembrou os 80 anos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, definindo-as como uma “triste história” que deve servir de alerta para o mundo: “Ainda vemos guerras e disputas econômicas ceifando vidas. Hiroshima e Nagasaki precisam ser exemplo para que o diálogo prevaleça”, disse.

O vereador destacou também os avanços da Escola do Legislativo, que só em agosto registrou 148 inscritos e mais de 500 participações em cursos, com destaque para as turmas de Libras. 

Na área cultural, lembrou a recente solenidade que homenageou artistas plásticos, músicos, profissionais da dança e o Sesc Piracicaba. “O Sesc é o grande fomentador de cultura, esporte e lazer na cidade”, disse.

Confira a entrevista completa no vídeo anexo.

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara