19 de setembro de 2025

Na tribuna da Câmara, vereador volta a denunciar poluição no Rio Piracicaba

Pedro Kawai (PSDB) ocupou a tribuna durante a 51ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feira (18)

Durante a 51ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (18), o vereador Pedro Kawai (PSDB) manifestou sua indignação em relação a dois temas: a aprovação da chamada PEC da Blindagem no Congresso Nacional e a poluição do Rio Piracicaba causada pelo despejo de esgoto vindo do município de Americana.

Kawai se somou à fala da vereadora Rai de Almeida (PT), que também havia criticado a proposta, e destacou que a PEC também instaura a votação de maneira secreta, o que, segundo ele, impedirá a população de saber como cada deputado votou, o que agrava a situação da decisão. O parlamentar lamentou ainda que houve ainda aprovação de uma emenda de última hora, construída em regime de urgência, que garantiu o sigilo dos votos. Para Kawai, o episódio é “lamentável”, principalmente porque contou com a adesão de parlamentares de diferentes espectros políticos, da direita, esquerda e centro. 

Na sequência, o vereador exibiu em plenário um vídeo recebido de moradores de Americana, mostrando a situação da represa do Salto Grande, onde, segundo ele, o emissário de esgoto da Estação de Tratamento Praia Azul estaria lançando resíduos no rio. Kawai criticou a decisão judicial que concedeu liminar para impedir que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicasse multas ao Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana. 

De acordo com o parlamentar, a medida tem permitido que o despejo continue sem responsabilização, prejudicando diretamente a qualidade da água do Piracicaba. Ele relatou que, até determinado ponto, o rio chega a Americana em boas condições, mas a partir do município a poluição se torna evidente. 

Kawai concluiu sua fala reforçando que a situação representa uma “violência” contra o Rio Piracicaba e pediu que medidas efetivas sejam tomadas para garantir a preservação ambiental e a segurança hídrica da população. O vereador questionou até quando a cidade de Piracicaba e demais municípios da região deverão conviver com os impactos da poluição causada pelo despejo irregular de esgoto.

Texto: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS