PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2024

Cápsula do Tempo revela o talento do jovem estudante Archimedes Dutra


Trabalhos escolares do artista, que neste ano completaria 116 anos, são destaques da série Achados do Arquivo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Arquivo Histórico da Câmara (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Arquivo Histórico da Câmara (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Arquivo Histórico da Câmara Salvar imagem em alta resolução


Neste mês de junho, Archimedes Dutra completaria 116 anos. Mas, apesar da perenidade da vida, Dutra alcançou a imortalidade por meio de suas obras e expressões artísticas. E como um modo de rememorar o notório pintor, a série Achados do Arquivo desta semana traz alguns trabalhos do jovem Archimedes, então estudante do 2º ano complementar da antiga Escola Normal de Piracicaba.

Tais trabalhos ressurgiram à luz pública em 2022, quando a Cápsula do Tempo do Colégio Sud Menucci foi aberta após 100 anos de enterramento, revelando tesouros centenários, incluindo trabalhos escolares de um Dutra de 14 ou 15 anos.

A cada disciplina, o jovem Archimedes demonstrava talento para as artes. O trabalho de francês é ilustrado por uma representação do conto La Charité (“A Caridade”). Em música, a partitura da “Terra Natal” é acompanhada por um desenho representativo da luta pela pátria. Um detalhado mapa da América do Sul é encontrado no trabalho de Geografia. O de latim é adornado pelo desenho de um barco. A percepção de profundida impressiona na ilustração de um crânio para a disciplina de zoologia.

Mas talvez, dentre todos os trabalhos escolares, o que mais chame a atenção, seja um desenho, não apenas pelos belos traços que ilustram uma paisagem, mas também por um documento que acompanha a obra.

O texto, de autoria desconhecia, inicia-se com: “Os Dutras têm uma via hereditária para a pintura” e em seguida ressalta os talentos da família, como José, Alipio e João. Uma observação na lateral traz também a frase: “É possível que, daqui a cem anos, haja documentos destes moços, sem exceção para a pintura”. O autor do documento fez uma premonição, que se provou verdadeira, afinal, os Dutra alcançaram a imortalidade através de suas obras, e nem o implacável tempo foi capaz de apagar os registros deixados em uma Cápsula do Tempo, e que hoje revelam o talento de um ainda jovem estudante.

Graças a uma parceria entre Instituições, todos esses trabalhos escolares, juntamente com os mais de 600 itens da Cápsula, estão preservados no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e é possível acessá-los de modo virtual, no Acervo Histórico da Câmara Municipal de Piracicaba.

Preservação e acesso são pilares fundamentais para a vitalidade da história e a edilidade piracicabana, a partir do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, tem orgulho em ter ajudado a construir um deles, garantindo que os trabalhos escolares de Archimedes, e tantos outros tesouros enterrados em 1922, pudessem ser vistos, lidos e admirados por todos, independentemente do tempo e espaço.

ACHADOS DO ARQUIVO - A série "Achados do Arquivo" se pauta na publicação de documentos do acervo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo. A iniciativa do Setor de Documentação em parceria com o Departamento de Comunicação Social, com publicações no site da Câmara às sextas-feiras, visa tornar acessíveis ao público as informações do acervo da Casa de Leis.



Texto:  Giovanna Felini Calabria
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Pesquisa:  Giovanna Felini Calabria


Achados do Arquivo Documentação

Notícias relacionadas