06 de outubro de 2025
Câmara enaltece trajetória humanitária de empresário em título de cidadania
Alexandre Aparecido David, presidente da Casa do Bom Menino recebeu o título de "Cidadão Piracicabano", por iniciativa do vereador Gustavo Pompeo
A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Gustavo Pompeo (Avante), no projeto de decreto legislativo 39/2025, concedeu o título de “Cidadão Piracicabano” ao empresário Alexandre Aparecido David.
A entrega da honraria aconteceu na sexta-feira (3), às 19h00, em reunião solene nas dependências da ACIPI (Associação Industrial e Comercial de Piracicaba), localizada na rua Prudente de Moraes, 463, Centro. Autoridades, amigos, familiares e colaboradores do homenageado compareceram na cerimônia.
Natural de São José do Rio Preto e residente em Piracicaba desde 2008, Alexandre Davi é proprietário e gestor das empresas Poliart Coberturas e Revestimentos Ltda., Poliart Metais e Serviços Ltda. e Poliart Sistemas Construtivos Ltda., gerando empregos, impulsionando a economia local e promovendo inovação no setor da construção civil. E, se destaca em sua área, visando o desenvolvimento econômico da cidade por meio da geração de empregos e da inovação, além de atuação no terceiro setor.
O empresário integra a diretoria da Casa do Bom Menino de Piracicaba desde 2009 sendo tesoureiro por três mandatos e presidente por outros três, somando 12 anos de atividades. A entidade acolhe atualmente 106 crianças vítimas de abuso e maus-tratos, além de 10 adultos com deficiências físicas e intelectuais, em programas mantidos em parceria com o poder público. Também está na diretoria da FENAPI — Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba, que organiza evento beneficente voltado ao fortalecimento das entidades assistenciais da cidade.
O título honorífico de “Cidadão Piracicabano” é outorgado a pessoas reconhecidamente idôneas, naturais de outros municípios, que prestam ou tenham prestado relevantes serviços à comunidade piracicabana. Este título equipara o homenageado a uma adoção oficial; o agraciado passa a ser um irmão, um conterrâneo de todos os piracicabanos.
SOLENIDADE
O presidente dos trabalhos da noite e autor da solenidade, vereador Gustavo Pompeo, após saudação aos integrantes da mesa de honra considerou o legado do empreendedor Alexandre Aparecido David, que ao lado de sua esposa, Marcia Satie Habara David e dos filhos do casal, Pedro e Caio, além da presença da mãe, Lúcia Frigo David, de 90 anos, recebeu a honraria da Câmara.
“O homem é reflexo da família”, sintetizou Pompeo aos discorrer sobre o empresário Alexandre, que em 2014 assumiu a presidência da Casa do Bom Menino, e que, dado ao trabalho de inclusão promovido, foi merecedor da primeira moção de aplausos entregue pelo seu gabinete parlamentar, com destaque aos 60 anos da entidade.
E, concluindo as deferências, o vereador Gustavo agradeceu a ACIPI, pela cessão do auditório “Antonio Perecin” e, hall de entrada, onde foi realizado um jantar festivo, com direito à música ao vivo e entretenimento de todos os presentes.
O mais novo piracicabano, Alexandre David agradeceu o vereador Gustavo pela indicação da honraria concedida pela Câmara, no título de cidadania. E, fez um descritivo de boa parte dos integrantes da mesa de honra, que também se constituem num grupo de amigos, que se reúne todas as terças-feiras, num processo de busca e transformação social, em ações voluntárias, a exemplo do que faz à frente da Casa do Bom Menino.
Alexandre também referendou colaboradores, funcionários, parceiros, amigos e familiares, “na realização de sonhos”, e ainda falou da consolidação de suas empresas e ações sociais que desenvolve em Piracicaba. Além de relembrar de quando chegou em Piracicaba, nos idos de 2003, ao sair de sua terra natal, São José do Rio Preto e, quando, em estadia no Hotel Antonio, no intervalo de dois a três meses, fez uma reflexão e descobriu as razões que o fizeram escolher Piracicaba como sua terra do coração.
SAUDAÇÕES
Iniciando o ciclo de saudações, o advogado e ex-vereador, Luiz Beltrame falou de a condição do título de cidadania ser concedido pela Câmara, em consonância com todos os parlamentares da Casa de Leis, que representa toda a população. “Parabéns Gustavo, nós piracicabanos estamos muito orgulhosos, na concessão desta honraria”, disse Beltrame.
O procurador-geral do município, gestão 2021-2024, Guilherme Mônaco falou da sensibilidade do vereador Gustavo em reconhecer uma homenagem que muito honra a cidade, de contemplar uma pessoa com trajetória de vida que se destaca pela solidariedade e o bem comum.
“Escolhi cada palavra com o coração, registrando não apenas fatos e sentimentos, e sim, perpetuando aquilo que precisa ser lembrado”, pontuou Mônaco ao fazer a leitura de texto, que também citou o retrospecto da Casa do Bom Menino, desde 2009, passando por intervenção judicial e que hoje, graças à atuação de pessoas abnegadas, como Alexandre, a entidade se projeta como espaço de proteção ao futuro de crianças e jovens, em serviço de referência, dignidade e proteção.
Mônaco também falou da “excelência do ser humano, íntegro e leal”, se referindo à Alexandre, além de citar familiares e o grupo de amigos que se reúne às terças-feiras, no fortalecimento dos laços humanos. “Alexandre já é parte de Piracicaba”, concluiu o procurador, que também citou uma frase do poeta Fernando Pessoa, ao dizer que tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
O promotor de Justiça, Paulo Kishi iniciou suas considerações pelo legado de Alexandre e, evocando o pensamento de Leon Tolstói, destacou que a concepção de que "a alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira", citou.
Paulo enalteceu o compromisso de Alexandre com a formação das crianças e dos adolescentes, perante a Casa do Bom Menino, iniciando como o primeiro tesoureiro em 2009, e hoje se mantendo na presidência da entidade, que é referência nacional, na transformação de vidas das crianças.
Destacou que Alexandre criou o caminho da generosidade, sem alarde e, por amor à causa, na reconstrução de vidas. Lembrando que ele está no terceiro mandato e, integrou todas as diretorias desde 2009, liderando com humildade, disciplina, afeto e possibilidade real de transformação. “É uma alma que já pertence à esta terra. A verdadeira cidadania se constrói com ações e amor ao próximo”, finalizou Paulo.
O vice-presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Juliano Parizoto falou da primazia em se encontrar pessoas de bem, a exemplo do empresário Alexandre.
O presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e de Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes destacou a importância da honraria. “Você é mais que merecedor deste título, pelo trabalho de idoneidade à frente da Casa do Bom Menino”, disse.
O presidente da RA 21, que congrega 15 cidades da região de Piracicaba. Luiz Carlos Furtuoso, diretor da Acipi falou da responsabilidade de quem responde por uma entidade, a exemplo da Casa do Bom Menino, onde só a família sabe o quanto isto exige, no desprendimento de amor e dedicação à criança.
“Há que se ter parceria para enfrentar as crises do país, o que também exige ação de equipe, de colaboradores”, concluiu Luiz Carlos, que ainda registrou a “felicidade ímpar” de Alexandre em ter contado com a presença da mãe, aos 90 anos de idade, que fez questão de comparecer na solenidade para acompanhar o sucesso do filho.
O secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame reafirmou o que diversos oradores proferiram a respeito do legado de Alexandre, de uma pessoa que não mede esforços para se dedicar em prol do próximo. “Ele faz a diferença e, tem um coração generoso, além de sabedoria em praticar o amor todos os dias”, disse Beltrame.
A presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi agradeceu a oportunidade de participar do evento, em nome do prefeito municipal Hélio Zanatta (PSD) e, também parabenizou o vereador Gustavo Pompeo pela iniciativa do título de cidadania. Além de destacar a importância do trabalho voluntário, em reforço às ações do poder público, que “ainda carece de parcerias nas demandas sociais”, disse.
O vereador Gustavo Pompeo encerrou a reunião solene agradecendo o apoio de equipes técnicas da Câmara, a exemplo do cerimonial, sob o comando do diretor setorial, Marcelo Bandeira, que foi o mestre de cerimônia. Além do setor de comunicação e do respaldo de assessores de seu gabinete que propiciaram o evento.
Na programação da solenidade foi exibido um vídeo sobre o homenageado da noite, além do registro do dia a dia da Casa do Bom Menino, no trato com as mais de 100 crianças que integram a unidade, incluindo pessoas com deficiências, na prática da inclusão.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
09 de outubro de 2025
08 de outubro de 2025
07 de outubro de 2025
07 de outubro de 2025