08 de outubro de 2025

Personalidade marcante, Pedro Maurano ‘nasce’ como Cidadão Piracicabano

Morador de Piracicaba há 56 anos, Pedro Maurano tem Piracicaba no sangue e na história, desde a infância

Em reunião solene promovida pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta terça-feira (7), o empresário Pedro Vicente Ometto Maurano recebeu o Título de Cidadão Piracicabano, a partir do Decreto Legislativo nº 59/2024, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante). O homenageado, que também completou 82 anos de vida no dia da solenidade, reside em Piracicaba há 56 anos e se destacou na prestação de vários serviços nas áreas social e econômica da cidade.

No discurso sobre a concessão da honraria, Gustavo Pompeo, ao presidir a solenidade, manifestou admiração por Pedro Maurano. “Como uma pessoa como o Pedro, que tem um amor e um carinho pela cidade de Piracicaba, não é piracicabano? O que lhe faltava era só o título, porque piracicabano já era, de fato, de amor, de coração”, salientou. “Sempre falo em saber reconhecer aquilo que nós temos de mais importante. Se tirar isso, a cidade é só terra e mato. O que torna Piracicaba uma cidade pujante é o ser humano que caminha por aqui”.

A mesa de honra da solenidade também foi composta pelo ex-presidente da Câmara de Piracicaba, Gustavo Herrmann, que é também sobrinho do homenageado. “Tenho muito orgulho de poder passar esta mensagem, em nome da família, em nome também da cidade de Piracicaba, podendo falar como ex-vereador e ex-presidente da Câmara”, colocou. O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Edson Rontani Jr., também destacou a trajetória de Pedro Maurano. “São oito décadas de vida, de trabalho para Piracicaba e a dívida hoje está paga”, avaliou. “Esta outorga não é unicamente do vereador, mas da cidade de Piracicaba, a nossa tão amada Noiva da Colina”.

Para o presidente da Societá Italiana de Piracicaba, Juliano Meneghel Dorizotto, o homenageado é a inspiração da entidade. “Hoje, muito do que está acontecendo dentro da nossa entidade, desse movimento de italianidade que recomeçou na cidade de Piracicaba, foi muito inspirado em suas atitudes, na sua energia, no seu propósito”, disse. O diretor cultural da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Palmiro Romani, contou como surgiu a ideia da entrega da honraria a Pedro Maurano. “Quem está ganhando com tudo isso não é o Pedro, mas é a cidade de Piracicaba, porque ele já fez muito pela cidade”, afirmou.

Depois de receber a homenagem, Pedro Maurano contou sobre sua relação com Piracicaba, desde a infância, apesar de ter nascido em São Paulo. “Acho que realmente já tinha me esquecido que eu não era piracicabano. Estando aqui há quase 56 anos, trabalhando, morando, vivendo, tendo amigos, casando, tornando-me pai, frequentando festas e reuniões, não tenho certeza, mas creio que sempre me senti piracicabano”, afirmou. “Sempre bem recebido por esta cidade, desde quando mudei para cá, nos idos tempos de 69. Hoje, realmente, eu nasço para Piracicaba. Eu faço 82 anos e começo a pontagem do nascimento aqui em Piracicaba. O médico parteiro é o nosso Gustavo Pompeo”.

A solenidade também foi contemplada por uma fala da esposa do homenageado, Maria da Graça Ranzani Maurano. “Eu estou muito honrada com essa homenagem ao Pedro, porque realmente só faltava isso para ele ser piracicabano”, lembrou. “E eu me sinto honrada em ter o Pedro como cidadão piracicabano agora. Além de meu amor, cidadão piracicabano”.

Confira, no vídeo, a íntegra da solenidade.

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS