07 de fevereiro de 2025
Câmara discute veto à ampliação de prazo para regularizar edificações
PLC propôs que o prazo para solicitar a regularização se estenda até o final de 2025; ex-prefeito Luciano Almeida vetou projeto
A 3ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta segunda-feira (10), a partir das 19 horas, será destinada à deliberação sobre o último veto do ex-prefeito Luciano Almeida a uma propositura de iniciativa parlamentar. O veto encontra-se na Pauta da Ordem do Dia da reunião e trata do projeto de lei complementar nº 12/2024, de autoria dos vereadores Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, e Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que amplia até o final deste ano o prazo para a regularização de edificações no município.
O projeto altera a Lei Complementar nº 451/2023, que autorizou a regularização de imóveis em situações já consolidadas, ou seja, a legalização de edificações que foram construídas em desacordo com as normas. A lei previa que as regularizações deveriam ser requisitadas até o fim de 2024 e a propositura aprovada pela Câmara no ano passado garante a prorrogação desse prazo até 2025.
No entanto, o ex-prefeito Luciano Almeida vetou o projeto. Nas razões de veto, ele justificou que o projeto apresenta ilegalidade por invadir competência exclusiva do Poder Executivo e, portanto, apresentar vício de iniciativa.
Se o veto for acatado pelo Plenário, o projeto será arquivado. Se o veto for derrubado pelos vereadores, a matéria deverá ser sancionada pelo atual prefeito Helinho Zanatta (PSD), em um prazo de 48 horas. Em caso contrário, o projeto será promulgado pelo presidente da Câmara, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho.
Ordem do Dia – A Pauta da Ordem do Dia da 3ª Reunião Ordinária traz ainda cinco moções de aplausos e 17 requerimentos, dos quais cinco solicitam autorização para a realização de solenidades e um voto de congratulações. Há também a convocação de audiências públicas. O requerimento nº 77/2025, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT) propõe o debate sobre o Sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) Regional, em conjunto com a Frente parlamentar do Sistema Cross/SUS da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
Já o requerimento nº 79/2025, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, convoca audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre do exercício financeiro de 2024 do município. Além disso, o requerimento nº 78/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), sugere a suspensão do expediente da sessão do dia 31 de março para explanação sobre o março roxo - mês de conscientização sobre a epilepsia.
Há ainda solicitações de serviços e projetos nas áreas da saúde, limpeza, manutenção e transporte escolar. Já no requerimento nº 87/2025, o vereador Gesiel Alves Maria (MDB), o Gesiel de Madureira, pede informações sobre os contratos firmados pela Câmara.
Para a Tribuna Popular, está prevista a participação da oradora Camila Ferres Kuchnir, que vai falar sobre o tema: “Mulheres nos espaços de poder e decisão. A importância das mulheres que atuam na política”.
A 3ª Reunião Ordinária de 2025 poderá ser acompanhada, ao vivo, a partir das 19 horas, pela TV Câmara, sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube). A transmissão ao vivo pela Rádio Educativa 105,9 FM tem início às 20 horas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
01 de agosto de 2025
01 de agosto de 2025
01 de agosto de 2025
29 de julho de 2025