03 de setembro de 2025

Câmara discute falta de medicamentos, poluição sonora e alterações no tráfego

Temas são abordados em requerimentos a serem votados pelos vereadores na 47ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (4)

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A falta de medicamentos em unidade de saúde, a poluição sonora no bairro Paulista e as alterações no tráfego do bairro Santa Teresinha em função das obras na Rodovia SP-304 estão entre os temas a serem debatidos pelos vereadores durante a 47ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (4), a partir das 19 horas. Os requerimentos são de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, e integram a Pauta da Ordem do Dia.

No requerimento nº 948/2025, o parlamentar solicita informações ao Poder Executivo sobre a falta de medicamentos e insumos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Piracicamirim. Argumenta que o fato tem causado prejuízos à população, pela indisponibilidade de itens essenciais para o tratamento e continuidade do cuidado em saúde.

Já no requerimento nº 960/2025, Cássio Fala Pira questiona sobre as medidas de fiscalização relacionadas à poluição sonora na avenida Dr. João Conceição, no bairro Paulista. Ele cita reclamações da população quanto ao barulho excessivo de escapamentos adulterados e de veículos com som automotivo em volume elevado, além de salientar que o problema se repete em outras regiões da cidade.

O requerimento nº 961/2025 é voltado para as alterações no tráfego das ruas Ricardo Melotto e Virgílio da Silva Fagundes, no bairro Santa Teresinha. O vereador informa, no documento, que as mudanças ocorreram em função das obras na Rodovia SP-304. De acordo com o vereador, moradores e comerciantes relataram impactos como o aumento do fluxo de veículos, dificuldades de mobilidade e impactos econômicos gerados pela alteração.

A Pauta da Ordem do Dia ainda traz, em discussão única, o parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) ao projeto de lei nº 82/2025, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que institui mecanismos de punição administrativa para combate à violência contra a mulher no âmbito do Município de Piracicaba.

Está ainda relacionada a moção nº 230/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), de repúdio ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além dela, há três moções de aplausos, nove requerimentos para a concessão de votos de congratulações e um projeto de decreto legislativo para a concessão de honraria para serem votados.

Em segunda discussão, os vereadores apreciam o projeto de lei nº 263/2025, do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 2.027,88 no Orçamento de 2025 da Guarda Civil Municipal; o PL nº 174/2025, do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que institui julho como o mês de conscientização sobre o luto parental no Calendário Oficial de Eventos do Município e o PL nº 179/2025, do vereador Marco Bicheiro (PSDB) e outros cinco vereadores, que dispõe sobre concessão do Selo “Empresa Amiga do Autista”.

Para denominações de espaços públicos, devem ser votados cinco projetos de lei, dos quais quatro em segunda e um em primeira discussão. E ainda está na Pauta, em primeiro turno de votação, o PL nº 224/2025, do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que altera o “Dia da Comunidade Italiana” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Piracicaba.

A Tribuna Popular está reservada para o orador Frederico Mitooka, que vai falar sobre a 12ª Semana Municipal do Taekwondo (1 a 7 de Setembro), entre outros temas relacionados ao esporte.

A 47ª Reunião Ordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 da TV aberta digital; 4 da Net/Claro e 9 da Vivo Fibra), pelo Facebook da Câmara e pelo canal do YouTube da TV Câmara Piracicaba. A Rádio Educativa FM (105,9) inicia a transmissão, ao vivo, a partir das 20 horas.

Revisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337