13 de novembro de 2025

Câmara delibera sobre 32 proposituras durante a 66ª reunião ordinária

Vereadores aprovaram, com urgência, requerimento do vereador Rafael Boer (PRTB) sobre as formas de pagamento do bilhete do transporte público do município

Durante a 66ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (13), os vereadores deliberaram sobre 32 proposituras. Entre elas, o requerimento 1361/2025, de autoria do vereador Rafael Boer (PRTB), que solicita informações ao Executivo sobre a forma de pagamento do bilhete de transporte público municipal diretamente no interior no ônibus. A proposta foi votada em regime de urgência.

O vereador explicou que o objetivo do requerimento é entender por que o usuário do transporte coletivo não pode pagar a passagem com cartões de débito, crédito ou via PIX. “Vamos pegar um ônibus e, quando chegamos no ponto, se não tivermos dinheiro, não podemos entrar para chegar ao destino. Até os pedágios são obrigados a oferecer cobrança com cartões e PIX”, afirmou.

Ele também apresentou dados do Banco Central que apontam que cerca de 50% da população usa PIX para pagar contas, 34% utiliza cartões e apenas 22% prefere o dinheiro. “Fica aqui o requerimento pedindo explicações, porque é uma dificuldade para o passageiro”, disse, sugerindo ainda a criação de um aplicativo para pagamento do transporte público, nos mesmos moldes do sistema de área azul utilizado para o estacionamento rotativo em vias públicas.

O vereador Renan Paes (PL) ressaltou que as pessoas mais idosas são as que mais optam pelo pagamento em dinheiro, o que aumenta o risco de roubos. Ele lembrou um caso ocorrido em Piracicaba, há alguns anos, em que um guarda civil municipal foi morto durante um assalto motivado pelo dinheiro do transporte público, em um terminal de ônibus da cidade. “É uma questão de segurança pública, além da comodidade”, afirmou.

No requerimento, Boer questiona se, diante do atual Contrato de Transporte Público, é possível implementar o pagamento através de cartão de crédito/debito ou PIX, diretamente no interior do ônibus; quais métodos são possíveis de implementar e se é possível apresentar um prazo para que ocorra essas mudanças. 

pauta da Ordem do Dia da 66ª Reunião Ordinária contou, no total, com 12 projetos de lei, um projeto de lei complementar, 17 requerimentos e uma moção, totalizando 33 proposituras. 

Durante a reunião ordinária, também houve a a entrega da moção de aplausos 297/2025, do vereador Rafael Boer (PRTB), em reconhecimento aos 45 anos da empresa Luzeiro Lustres Decoração e Presentes.

Confira a reunião na íntegra no vídeo anexo.

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS