23 de julho de 2025

Câmara cobra medidas efetivas para a restauração do Mercado Municipal

Moção de apelo, protocolada em regime de urgência, pede que sejam tomadas ações urgentes para preservação do espaço que é patrimônio cultural do Município

Texto: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A Câmara Municipal de Piracicaba cobra medidas efetivas e urgentes visando a restauração, revitalização e preservação do Mercado Municipal, atingido por um incêndio na madrugada desta quarta-feira (23). Logo pela manhã, poucas horas depois do incidente, o presidente do Legislativo piracicabano, Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, protocolou, em regime de urgência, a moção 178/2025, de apelo aos órgãos competentes, para que sejam adotadas ações urgentes concretas, céleres e eficazes buscando a revitalização e preservação do Mercado Municipal de Piracicaba.

No mesmo texto, o presidente solicita que o pedido também seja encaminhado ao Codepac (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Piracicaba), ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo e ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Em outra propositura, na moção 177/2025, o Legislativo presta apoio aos permissionários, trabalhadores e frequentadores do Mercadão. 

Desde as primeiras horas do dia, o vereador Thiago Ribeiro (PRD), primeiro-secretário da Mesa Diretora, esteve no local para prestar apoio aos comerciantes e acompanhar os desdobramentos. “É uma data que marca nossa cidade de forma muito triste, mas também com alívio por não termos vítimas. A Câmara, por meio da Mesa Diretora, se colocou à disposição dos permissionários e da Prefeitura. Já estão sendo discutidas alternativas para garantir que esses trabalhadores não fiquem sem sustento”, afirmou.

Uma das soluções provisórias cogitadas, segundo o parlamentar, é a montagem de tendas externas ao prédio, permitindo a continuidade das atividades enquanto são avaliados os danos estruturais e definidas as providências junto à seguradora.

A Câmara Municipal de Piracicaba manifestou solidariedade aos permissionários, trabalhadores e frequentadores do Mercado Municipal. Em nota oficial, o Legislativo destacou que o “Mercadão” é um patrimônio cultural da cidade e símbolo da história, da tradição e do trabalho de gerações.

O incêndio atingiu cerca de 25% da estrutura do Mercado Municipal, segundo informações da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos. O prédio tem 137 anos de história e é considerado um dos principais símbolos de Piracicaba. As chamas começaram por volta das 2h da madrugada e foram rapidamente percebidas pelo segurança noturno, que acionou o Corpo de Bombeiros, conforme a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal. Apesar da agilidade no combate ao fogo, houve perda de mercadorias e estruturas internas, informou Thaís Gabriele Magro Ferreira, vice-presidente da associação.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, atuou desde o início para conter os danos e iniciar o trabalho de limpeza. “Nosso foco foi isolar a área para preservar os 75% da construção que não foram afetados. Passamos o dia inteiro fazendo o rescaldo e removendo o entulho, com o objetivo de reativar o funcionamento do restante do mercado já nesta quinta-feira”, explicou o secretário Luciano Celêncio.

A vice-presidente da associação dos permissionários, Thaís Gabriele Magro Ferreira, destacou o impacto emocional do ocorrido. “É muito triste. O prejuízo material existe, claro, mas o emocional é ainda maior. São vidas inteiras dedicadas a esse espaço. Felizmente, a Prefeitura nos atendeu prontamente e estamos buscando soluções para que todos possam continuar trabalhando”, disse. 

Segundo ela, os permissionários aguardam os laudos da perícia para entender melhor a origem e extensão dos danos. A apuração das causas do incêndio está em andamento e a área permanece interditada para a finalização dos trabalhos dos bombeiros e das equipes técnicas.

O Mercado Municipal de Piracicaba, inaugurado em 1888, é um dos principais pontos de convivência e comércio da cidade, reunindo cerca de 100 permissionários e movimentando diariamente centenas de consumidores. O espaço é tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade e, na ocasião do seu aniversário de 135 anos, a Câmara divulgou a ‘Coleção Especial’ com atas do processo de discussão sobre a construção do espaço, disponibilizada pelo Setor de Gestão de Documentação e Arquivo.

Revisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337