PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

19 DE MAIO DE 2025

Câmara celebra o Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia com homenagens


Vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, é a autora das homenagens



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (1 de 22) Salvar imagem em alta resolução

Solenidade: Dia do combate a LGBTIfobia

Solenidade: Dia do combate a LGBTIfobia
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (2 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (3 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (4 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (5 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (6 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (7 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (8 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (9 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (10 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (11 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (12 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (13 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (14 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (15 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (16 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (17 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (18 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (19 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (20 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (21 de 22) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (22 de 22) Salvar imagem em alta resolução

Solenidade: Dia do combate a LGBTIfobia

Solenidade: Dia do combate a LGBTIfobia
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Solenidade: Dia do combate a LGBTIfobia






Na última sexta-feira (16), a Câmara Municipal de Piracicaba realizou reunião solene para homenagear o artista transformista Antônio de Pádua Bueno Soares, que interpreta a personagem Maika, e o ator e DJ Victor Cardoso, que dá vida à drag queen Mia Houf. A cerimônia marcou o Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia, conforme os Decretos Legislativos 03/2021 e 11/2023, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua.

Além da vereadora Sílvia Morales, a mesa de honra dos trabalhos foi composta pela também vereadora Rai de Almeida (PT), pela presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba, Melissa Camargo, pelo presidente do Conselho da ONG (Organização Não Governamental) Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida), Anselmo Figueiredo, pelo presidente da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão do Rotary Internacional pelo Distrito 4621, Thiago Franco, e pelo presidente da Associação Cultural e Teatral Guarantã, Marcelo Torrezan.

Marcelo Torrezan afirmou que ser uma honra participar das homenagens e citou especificamente o trabalho realizado por Antonio de Pádua. "Pádua Soares é um artista completo, figura essencial da cultura. Figurinista, ator, produtor, cenógrafo, transformista, Padua é tudo isso e muito mais. Uma pessoa incansável, que construiu sua trajetória com esforço, talento e um amor profundo pela arte", disse.

Thiago Franco parabenizou os homenageados. "Nós precisamos respeitar a diversidade humana. Tenho certeza que, em documentos escritos, já lá na Revolução Francesa, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, se tivéssemos uma atualização, teríamos lá um mundo livre, justo, solidário e diverso", afirmou.

Anselmo Figueiredo explicou que no dia 17 de maio de 1990 foi retirada da classificação internacional de doenças pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o termo homossexualismo. "Mas tem gente que ainda fala opção sexual, homossexualismo. Para isso, temos na ONG muita formação, muito trabalho. Para mim, hoje não é só uma solenidade, é para dizer que nós precisamos, com urgência, atuação na construção de políticas públicas para a população LGBTQIAPN+, de Piracicaba", afirmou. 

Melissa Camargo afirmou que o combate a LGBTIfobia é uma luta diária.  "Para mim, é uma luta de todos os lados, tanto como presidente da comissão da OAB, como com as mães pela diversidade. É uma luta para acessar os direitos dos filhos. A minha filha é da comunidade.  Eu não sou, mas sou uma aliada. Eu tenho um grande sonho de que isso aqui não existisse, não precisasse existir. Não queria que isso fosse tema, não queria que isso fosse pauta, não queria que tivesse lei, lei para defender direitos. E é um sonho. Quem sabe um dia a gente chega lá", disse.

Rai de Almeida destacou a importância de homenagear Maika e Mia, celebrando a luta pelos direitos LGBTQIA+ e a resistência contra o preconceito e a discriminação. "O trabalho de vocês não deve ser fácil, porque parte da nossa população é preconceituosa. Vocês se apresentarem para a sociedade como artista é uma forma também de romper com o preconceito, com a discriminação e dizer: eu posso", disse.

Sílvia Morales lembrou que o Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia foi instituído em 2011 pelo ex-vereador Bruno Prata. "Desde então, realizamos essa solenidade, que é sempre emocionante. Lembro da primeira homenagem, aos jovens Marcelo e Alexandro, com depoimentos fortes. A cada ano, uma solenidade é mais bonita", disse.

Sílvia passou a palavra para João Scarpa, integrante do mandato coletivo. "Poderia estar falando sobre números de tragédias, assassinatos, a média de vida de pessoas trans no Brasil, que é o país que mais mata e mais consome pornografia trans. Poderia cobrar do poder público por políticas públicas e pelo funcionamento do ambulatório trans, que ficou fechado por um tempo e fizemos requerimentos cobrando respostas e afirmaram que o fechamento não causa problemas de saúde. Mas usamos essa reunião para trazer leveza, homenageando as pessoas", afirmou. 

HOMENAGENS - Antônio de Pádua Bueno Soares nasceu em Piracicaba, em 1953 e adotou o nome artístico Pádua Soares. Ele iniciou sua trajetória no transformismo na antiga boate Cat Street. Também atuou em espetáculos musicais, como “A Vida de Vedete” e “O Primo da Califórnia” e é um dos fundadores do espetáculo “Paixão de Cristo”. Além do transformismo, trabalha como ator, aderecista, figurinista, maquiador e produtor cultural, com destaque para a personagem Maika.

O homenageado, de 71 anos, contou um pouco sobre sua trajetória de vida. "Não me arrependo de ser homossexual. Acredito que nascemos assim e que cada um tem sua trilha. Tenho cinco homossexuais na minha família e compartilho minha história com orgulho. Desejo chegar aos 100 anos trabalhando", afirmou. 

Victor Cardoso tem 26 anos, também é natural de Piracicaba, é ator, DJ e drag queen. Iniciou sua trajetória artística em peças teatrais e, em 2017, formou-se em Artes Dramáticas pelo Senac Piracicaba, ano em que também iniciou a carreira como drag queen DJ. Adotou o nome artístico Mia Houf e, atualmente, é DJ residente da boate E-DUB, onde também atua como apresentadora de concursos e entrevistas.

Ao fazer uso da palavra, Victor Cardoso agradeceu os amigos e família pelo apoio. "Eu passei minha infância sendo um pouco recriminada por sonhar demais e por ser quem eu sou. Hoje eu vivo tudo aquilo que eu sonhei um dia e ter o apoio da minha família e todos que estão comigo nessa parceria é um orgulho. E a luta não pode parar", afirmou.

 

 



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas