
26 DE FEVEREIRO DE 2021
Situação da universidade será discutida em reunião pública no próximo dia 3. Vereadores aprovaram 21 proposituras em sessão ordinária nesta quinta-feira.
Vereadores participam da 8ª reunião ordinária pelo Sistema de Deliberação Remoto
A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou a retomada das atividades do Fórum de Defesa da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), instituído na Casa pelo decreto legislativo 38/2017, e a realização de reunião pública no próximo dia 3, às 14h, para discutir a atual crise que atinge a tradicional instituição de ensino superior, que anunciou na semana passada o encerramento de diversos cursos.
"Toda essa situação criada de instabilidade afeta a cidade como um todo e esta Casa não pode se furtar de trazer o debate junto com todos os setores da comunidade piracicabana para discutir a situação e auxiliar, de algum modo, a solução desses problemas, sempre visando à autonomia da Unimep e invocando sua história pelas lutas democráticas e na excelência do ensino lá ministrado", afirma o requerimento 246/2021, aprovado com urgência na 8ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (25).
A propositura é de autoria das vereadoras Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, e dos vereadores André Bandeira (PSDB), Pedro Kawai (PSDB), Thiago Ribeiro (PSC) e Zezinho Pereira (DEM).
Ao todo, 21 proposituras foram aprovadas nesta quinta-feira, sendo 18 requerimentos (dos quais oito com urgência), duas moções também em regime de urgência e, em segunda discussão, o projeto de lei 52/2020, de autoria do Executivo, que cria 80 cargos de auxiliar de ação educativa e 80 de professor de ensino fundamental junto ao quadro de pessoal da Prefeitura e extingue, na vacância, empregos em regime CLT.
A participação dos vereadores durante a 8ª reunião ordinária ocorreu via SDR (Sistema de Deliberação Remoto), em que apenas o presidente permanece no plenário, com os demais parlamentares interagindo, por vídeo, de seus gabinetes ou residências.