06 de novembro de 2025

Câmara aprova requerimentos sobre infraestrutura e saúde nesta quinta-feira (6)

Filas de espera para atendimentos na saúde, conclusão de obras e poda de árvores são alguns dos temas das 54 proposituras votadas na 64ª Reunião Ordinária, nesta quinta

Os vereadores aprovaram na noite desta quinta-feira (6), na 64ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, um total de 54 proposituras, entre elas requerimentos que abordam as filas de espera para atendimentos na área da saúde, a conclusão das intervenções na avenida Rio das Pedras, além da poda e supressão de árvores.

No requerimento 1269/2025, o vereador André Bandeira (PSDB) solicita informações ao Executivo Municipal sobre a fila de espera e o tempo médio para consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias eletivas, com a apresentação de dados comparativos. O parlamentar relata, no documento, sobre o alto volume de reclamações e solicitações de pacientes da rede pública municipal quanto à espera por esses atendimentos.

No requerimento 1315/2025, o vereador Marco Bicheiro (PSDB) pede ao Poder Executivo informações detalhadas sobre a recomposição de guias e sarjetas, sinalização horizontal e lombadas na avenida Rio das Pedras, em toda a extensão recapeada. Ele quer saber se esses serviços estão previstos no edital referente ao serviço de recapeamento e qual é a previsão para a conclusão das intervenções na via.

Já os requerimentos 1314/2025 e 1316/2025 são destinados a questionamentos sobre poda e supressão de árvores, ambos de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). Ele cobra a realização dos serviços em localidades como a rua José Pinto de Almeida e a estrada Louver Trevisan, no bairro Nova Suíça.

Foram também aprovados outros 42 requerimentos que concedem votos de congratulações. Um direcionado à homenagem para profissional de saúde, outro para profissional da educação e os demais para congratular membros da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Outras proposituras - Os parlamentares igualmente aprovaram, em primeira discussão, três projetos de lei de autoria do Poder Executivo, em regime de urgência, para a abertura de créditos adicionais no orçamento. Foi também aprovado, em discussão única, um projeto de decreto legislativo para a revogação de honraria.

Já em segunda discussão, os vereadores aprovaram outros cinco projetos de denominações e o PL 275/2025, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que institui o Dia do Macaco Muriqui-do-Sul no Calendário Oficial de Eventos do Município.

O PL 281/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece protocolos de segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade social, também em segunda discussão, recebeu emenda e saiu da pauta.

Já o PL 296/2025, de autoria de Trevisan Jr., que institui o Programa Municipal de Monitoramento Cerebral Contínuo de Neonatos Prematuros e com Asfixia Perinatal teve sua votação adiada por uma sessão.

A Tribuna Popular desta quinta recebeu o orador Marco Antonio Rosa Ferreira, que criticou a aplicação pretensamente irregular de multas de trânsito por videomonitoramento.

Durante o Primeiro Expediente da 64ª Reunião Ordinária também houve a entrega da moção 70/2025, de autoria da vereadora Silvia Morales, de aplausos à agência Ponta Verde Turismo.

Transmissão ao vivo - As reuniões ordinárias do Legislativo municipal são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 da TV aberta digital; 4 da Net/Claro e 9 da Vivo Fibra), pelo Facebook da Câmara e pelo canal do YouTube da TV Câmara Piracicaba. A Rádio Educativa FM (105,9) inicia a transmissão, ao vivo, a partir das 20 horas.

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS