27 de setembro de 2022
Câmara aprova incorporação da Fumep ao Parque Tecnológico
Fumep passará a integrar o Sispait (Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia)
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na 45ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (26), em primeira discussão, o projeto de lei complementar 10/2022, de autoria do Poder Executivo, que incorpora a estrutura física da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) ao Parque Tecnológico de Piracicaba. A área da instituição, que já está localizada na divisa do perímetro do parque, equivale a 226 mil metros quadrados e abrange as estruturas da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), do Cotip (Colégio Técnico Industrial de Piracicaba) e do Centro de Pós-Graduação.
Atualmente, o território do Parque Tecnológico já compreende as áreas da Esalq, da Fatep, do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), além de várias startups ligadas ao agronegócio e empresas do setor, com um total de mais de dois milhões de metros quadrados. Antes da aprovação, a Câmara promoveu reuniões e audiência pública convocadas pelas comissões até a emissão dos pareceres favoráveis à tramitação.
No PLC, o Poder Executivo justifica que, com a incorporação, a Fumep passará a integrar o Sispait (Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia), com a perspectiva de potencializar as ações e projetos da instituição em consonância com o impulsionamento das políticas públicas de inovação e capacitação profissional para o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Piracicaba.
“Esta propositura trará como benefícios a aproximação e atração de empresas para firmar parcerias estratégicas visando ao desenvolvimento de ações voltadas ao ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação de impacto social e econômico positivo nos diferentes setores da sociedade para o município de Piracicaba e sua região metropolitana”, justifica o Poder Executivo, na propositura.
A informação é de que ainda será integrada a infraestrutura de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação da Fundação ao ecossistema do Parque Tecnológico. Com cerca de 25 mil metros quadrados de área construída, a Fumep possui nove cursos de graduação pela EEP, 12 Cursos de Pós-Graduação, oito cursos técnicos e Ensino Médio pelo Cotip e cursos profissionalizantes pelo Centro de Educação Profissionalizante. O campus abriga 42 laboratórios, 11 anfiteatros, salão nobre, biblioteca, complexo esportivo, cantina, restaurante, academia ao ar livre com pista de caminhada e estacionamento. “Um espaço e uma conquista municipal que deve ser utilizada em sua máxima potência”, finaliza a administração municipal. A propositura voltará ao Plenário para votação em segunda discussão.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
01 de agosto de 2025
01 de agosto de 2025
01 de agosto de 2025
29 de julho de 2025