19 de maio de 2026
Câmara aprova homenagem a expoente da comunidade negra
Aos 91 anos de idade, José Mariano será congratulado por defesa do legado sociocultural e histórico ligado à Igreja São Benedito e à comunidade negra
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 27ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (18), o requerimento nº 543/2026, de autoria do vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, que concede voto de congratulações a José Mariano pelos serviços prestados à população, especialmente à comunidade negra de Piracicaba, e pela defesa do legado sociocultural e histórico ligado à Igreja São Benedito.
O documento relembra a trajetória de José Mariano, neto de escravizados, que sempre atuou em defesa da preservação da memória negra da cidade, como a história da Igreja São Benedito e da antiga área do cemitério negro, na praça Jorge Tibiriçá.
Durante a discussão do requerimento, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, parabenizou o vereador Wagnão pela homenagem e destacou a importância da luta de José Mariano pela preservação da memória negra em Piracicaba. Na sequência, o vereador Wagnão lembrou que José Mariano completa 91 anos no próximo dia 24 de maio e ressaltou sua histórica atuação em defesa dos espaços ligados à cultura negra no município.
A vereadora Rai de Almeida (PT) também apoiou a homenagem. Segundo ela, a história da Igreja São Benedito remonta ao século XIX e está diretamente ligada à resistência da população negra. A vereadora destacou ainda que José Mariano mantém há décadas a luta pela preservação dessa memória histórica no município. As vereadoras Silvia Morales e Rai de Almeida também assinaram o requerimento.
Outras congratulações - Durante a 27ª Reunião Ordinária, também foram aprovados outros requerimentos para a concessão de votos de congratulações. O requerimento nº 545/2026, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), presta homenagem à Escola Estadual Professora Jaçanã A. Pereira Guerrini pela conquista do título de Escola Diamante em 2026, reconhecimento concedido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pela qualidade do ensino e desempenho da unidade. Ao justificar o requerimento, André Bandeira afirmou ter sido aluno da escola durante a infância e destacou a importância da educação pública em sua trajetória. O vereador parabenizou a direção, os professores, funcionários e alunos da unidade pela conquista alcançada novamente neste ano.
Também foi aprovado o requerimento nº 547/2026, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que homenageia a empresa Cont.Sempre Contabilidade pelos serviços prestados na área contábil em Piracicaba. O documento destaca o trabalho desenvolvido pela empresa no suporte e orientação a empreendedores do município.
Já o requerimento nº 551/2026, de autoria do vereador Fabrício Polezi (PL) e também assinado pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante), concede voto de congratulações à empresa General Chains do Brasil pelos serviços prestados ao desenvolvimento econômico e produtivo. O texto ressalta a atuação da empresa nos setores industrial e sucroalcooleiro, além da geração de empregos, inovação tecnológica e produção de equipamentos utilizados em diversos segmentos da indústria.
Também foi aprovado o requerimento nº 553/2026, de autoria do vereador Rafael Boer (PRTB), que homenageia a empresa Accende pelos mais de 50 anos de atuação em Piracicaba e região. O documento destaca a trajetória da empresa no setor de iluminação, além da manutenção dos empregos e compromissos financeiros durante o período da pandemia da Covid-19.
Confira, nos vídeos, as justificativas de voto dos vereadores.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
Edição de TV: TV Câmara
Revisão: Aline Macário - MTB - 39.904
NOTÍCIAS RELACIONADAS
19 de maio de 2026
19 de maio de 2026
19 de maio de 2026
18 de maio de 2026
