07 de agosto de 2025
Autoridades coreanas são homenageadas na Câmara
Homenagem foi realizada no salão nobre da Câmara, por iniciativa do vereador Cássio Fala Pira
A Câmara Municipal de Piracicaba realizou na noite desta quarta-feira (6) reunião solene para entrega de Medalha de Mérito Legislativo - outorgada para cidadãos que tenham prestado ou prestem relevantes serviços à coletividade - ao cônsul para Assuntos Econômicos da Republica da Coreia, Hoseok Son, e para o para o presidente da Associação Comercial e Industrial Brasil-Coreia, Roberto Cho. O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, foi o autor das homenagens.
Na solenidade, o vereador Cássio Fala Pira aproveitou a oportunidade para também homenagear o presidente da Sae Dong Brasil, Jae Han Jeong, e o presidente da Doo Won Brasil, Duck Ho Lee. Autoridades e amigos dos homenageados lotaram o salão nobre da Casa de Leis.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos, além do vereador autor da homenagem, Cássio Fala Pira, o vice-prefeito de Piracicaba e secretário municipal de Saúde, Sérgio Pacheco Jr.; o juiz da Vara da Fazenda Pública de Piracicaba, Wander Pereira Rossetti Jr.; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thaís Fornícola, o secretário municipal de Emprego, Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro; o delegado da Polícia Civil de Piracicaba, Alex Williams Adami; o delegado da Receita Federal, Antônio José Furlan; o conselheiro estadual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) São Paulo, Max Pavanello; o diretor-chefe de compras da Hyundai Brasil, Jae Phill Lee; Juliano Cesar Padovani, representando a Unimed Piracicaba; e José Carlos Salvian, representando a Santa Casa de Piracicaba.
Também compuseram a mesa os vereadores Fábio Silva (Republicanos); Felipe Jorge Dário (Solidariedade), o Felipe Gema; Joseph Borges (PP); Rai de Almeida (PT); Renan Paes (PL); Zezinho Pereira (União Brasil), Gesiel Maria Alves (MDB), o Gesiel de Madureira e Thiago Ribeiro (PRD).
SOLENIDADE - As autoridades integrantes da mesa diretora parabenizaram os homenageados e o vereador Cássio Fala Pira pela iniciativa. Em sua fala realizada na abertura da solenidade, Cássio Fala Pira destacou a importância da parceria Brasil-Coreia. "É graças à Coreia que hoje temos a Hyundai, uma das grandes potências do setor automobilístico, tanto no nosso país quanto no exterior. O Brasil é a casa de todos os coreanos, assim como é dos japoneses, que também têm sua colônia aqui, dos italianos e, inclusive, de nós, negros. O Brasil é um país rico, com um povo trabalhador e receptivo, que acolheu vocês de braços abertos e continuará sempre assim", disse Cássio Fala Pira.
Representando os vereadores presentes, Josef Borges afirmou que o investimento que Piracicaba vem recebendo de diversas empresas, destacando as coreanas, é muito significativo. "Temos a Coreia como um país-irmão", afirmou. Rai de Almeida falou em nome das mulheres vereadoras. "O Brasil tem um papel importante no mundo ao promover relações comerciais, sociais e culturais. A troca entre os país enriquece a sociedade em todos os aspectos", disse.
Após as falas, foi exibido um vídeo sobre a trajetória dos homenageados agraciados com as medalhas de mérito. Em seguida, foi exibido outro vídeo, com depoimento dos filhos de Roberto Cho, Eunji Cho e Willian Cho. Também parabenizando os homenageados e a trajetória deles no Brasil, encaminharam suas falas, em vídeos, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckimin; o ministro dos Trabalhos, Luiz Marinho; o chefe da Assessoria Internacional do Estado de São Paulo, Samo Tossati; e o prefeito de Piracicaba, Hélio Zanatta, que não pode comparecer por compromissos fora da cidade.
Em seguida Cássio Fala Pira entregou as homenagens e os contemplados discursaram em agradecimento às honrarias concedidas.
O primeiro a falar foi o cônsul para Assuntos Econômicos da Coreia do Sul, Hoseok Son. "Esta honraria não pertence apenas a mim, mas é um reflexo da história da cooperação, confiança e respeito mútuo que une a República da Coreia e a República Federativa do Brasil", afirmou. Ele contou um pouco sobre a sua trajetória como diplomata, que teve início em 2013 na Embaixada da Coreia em Brasília. "A partir daquele momento, estabeleci com o Brasil não apenas uma relação profissional, mas uma profunda afinidade humana e cultural", afirmou.
Após experiência em outras missões diplomáticas e no Ministério das Relações Exteriores da Coreia, retornou ao Brasil em 2023 como cônsul responsável pelo setor econômico no Consulado Geral da Coreia em São Paulo. "Se assim for possível, espero poder retornar a esta terra amiga novamente em 2033 para continuar servindo a diplomacia com ainda mais maturidade, humildade e dedicação", disse.
Roberto Cho, presidente da Associação Comercial e Industrial Brasil-Coreia, disse que, se os cidadãos de Piracicaba permitirem, continuará morando na cidade e fará o melhor para retribuir o amor e as bênçãos que os cidadãos de Piracicaba e do Brasil o concederam. "Estou realmente estou muito honrado com a homenagem. Também estendo minhas mais profundas gratidões a todos os cidadãos de Piracicaba que demonstraram a nós, coreanos, respeito, amor e afeição sem limites", afirmou.
O presidente da Sae Dong Brasil, Jae Han Jeong, disse estar profundamente grato por se tornar um cidadão de Piracicaba e também parabenizou os demais homenageados. Ele acrescentou que a vinda de muitos coreanos para o município é consequência da instalação da Hyundai no município. "O título de cidadão piracicabano é um motivo de grande orgulho e uma experiência inesquecível para mim. Como cidadão de Piracicaba, continuarei contribuindo para promover o espírito acolhedor e os valores comunitários dessa cidade por meio de ações dignas do meu título, recebido hoje", afirmou.
O presidente da Doo Won Brasil, Duck Ho Lee afirmou que Piracicaba se tornou meu novo lar e agradeceu o Título de Cidadão Piracicaba. "Essa cidade deu um novo rumo na minha vida e pretendo continuar aqui. Nessa cidade eu criei muitos laços preciosos e esses laços me fizeram sentir acolhido dentro dessa comunidade. Receber este prêmio não é uma conquista pessoal, mas sim um testemunho da calorosa acolhida que recebi como estrangeiro, do apoio e do incentivo dos cidadãos e de todos que trabalharam arduamente comigo", disse.
Finalizando a solenidade, houve a apresentação musical de Daniel Lee, artista coreano.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 de outubro de 2025
01 de outubro de 2025
30 de setembro de 2025
30 de setembro de 2025