08 de abril de 2025
Auma tem trabalho pioneiro no cuidado de pessoas com TEA em Piracicaba
Na Tribuna Popular, oradora destacou o trabalho da instituição na cidade
A atuação da Auma (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba) foi detalhada pela assistente social Camila Colognesi Banzatto durante a 18ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (7). Inscrita para a Tribuna Popular, ela destacou a trajetória e os projetos executados pela instituição.
"A Auma é uma instituição que cuida de pessoas com autismo e que vai completar em junho 26 anos. É pioneira na causa, quando os demais serviços desconheciam o transtorno. Localiza-se próxima ao Terminal do Piracicamirim, trabalha com serviço de Centro Dia para adultos com autismo em nível maior de dependência e promove a autonomia deles", comentou.
Camila ressaltou que a Auma "busca trabalhar qualquer barreira" que as pessoas com TEA (transtorno do espectro autista) têm, a exemplo de mães que não conseguem incluir o filho em projetos de esportes. A instituição, ressaltou, atende 107 crianças de 2 a 17 anos, sendo 70% delas com até 11 anos, "com oficinas lúdicas para que o autista tenha uma boa experiência tanto escolar quanto na sociedade".
A oradora salientou a importância da destinação de parte do Imposto de Renda para o Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). "Este ano foi o que teve a menor destinação e não sobrou reserva para o financiamento de projetos temáticos. De 215 crianças atendidas no último ano, tivemos que fazer uma redução para 107", reportou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
01 de agosto de 2025
01 de agosto de 2025
01 de agosto de 2025
29 de julho de 2025