
21 DE MARÇO DE 2014
Ex-piloto de automobilismo, Mário César de Camargo (Marinho), recebeu honraria de iniciativa do vereador Ary Pedroso Júnior. Solenidade ocorreu na Capital Paulista
Marinho, ao centro, sendo homenageado por Fittipaldi e Ricardo Luciano
O vereador Ary de Camargo Pedroso Jr (PDT), por meio de seu assessor parlamentar Ricardo Luciano, entregou Voto de Congratulações ao ex-piloto de automobilismo Mario César de Camargo Filho (Marinho), como é conhecido, por sua brilhante carreira no automobilismo e pelas vitórias conquistadas nas ruas de Piracicaba. A homenagem foi aprovada na Câmara por meio do requerimento 1352/2013.
A entrega da honraria ocorreu na 5ª edição do Velocult no auditório da Livraria Cultura, em São Paulo, no último dia (17), onde o parlamentar foi representado por seu assessor, Ricardo Luciano. O evento contou com a participação de grandes nomes do automobilismo brasileiro tais como Emerson e Wilson Fittipaldi, Paulão Gomes, Bird Clemente, Ingo Hoffmann, Alex Ribeiro, Bia Figueiredo e outros.
Breve histórico do homenageado.
Nascido em 15 de janeiro de 1937, em Ribeirão Claro, no Estado do Paraná, Marinho teve seu primeiro contato com automobilismo na pista de Interlagos, aos 18 anos de idade, com uma caminhonete Studebaker emprestada por seu irmão.
Em meados de 1950 e 1960, Interlagos era o primeiro e único autódromo no Brasil o que levou as competições automobilísticas a serem realizadas em estradas ou circuitos de ruas tendo sido o de Piracicaba um marco para a história do automóvel e do automobilismo brasileiro.
Considerado como perfeito e sob medida para os DKWs tração dianteira, o circuito construído em Piracicaba coroou Mario Cézar de Camargo Filho como o maior piloto brasileiro nesta categoria, participando de 5 (cinco) competições em nosso município nos anos 1960, 61, 64, 65 e 66 conquistando em todas o 1º lugar.
Ao usar a palavra, Marinho, emocionado, agradeceu a homenagem e destacou a importância do reconhecimento do Poder Legislativo Piracicabano, por meio do vereador Ary Pedroso e citou que, embora Piracicaba contasse com um dos circuitos mais difíceis para a realização da prova, porém, as vitórias, aqui, conquistadas tornaram-se um marco em sua carreira automobilística.