
16 DE MAIO DE 2025
A solenidade de entrega foi realizada no CPI-9 com a presença de Renan Paes e representantes da corporação
O vereador Renan Paes (PL) participou, na manhã desta sexta-feira (16), de uma solenidade no Comando de Policiamento do Interior 9 (CPI-9) para entregar uma Moção de Aplausos ao Policiamento Feminino pelos 70 anos de incorporação à Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Criada em 1955, a Polícia Militar Feminina de São Paulo foi pioneira na América Latina, com 12 mulheres selecionadas para um curso intensivo na Escola de Polícia. O Estado foi o primeiro a instituir a presença feminina na corporação, marcando um passo relevante na história da segurança pública. Atualmente, policiais militares do sexo feminino atuam em diversas áreas, desde o policiamento ostensivo até o comando de unidades estratégicas.
Durante a solenidade, o coronel Sabino destacou o papel das policiais femininas: “Em nome da nossa corporação, gostaria de expressar minha profunda gratidão à Polícia Militar Feminina pelo incansável trabalho e pela dedicação que demonstram diariamente, inspirando futuras gerações a seguirem o caminho da honra e do serviço. Obrigado por sua determinação e por serem exemplos de excelência em nossa força.”
O vereador Renan Paes também reconheceu a importância do trabalho desenvolvido ao longo das décadas: “Nestes 70 anos de existência, as missões das policiais militares femininas foram ampliadas e passaram a incluir, além do policiamento ostensivo, atividades como trânsito, bombeiro, choque, policiamento rodoviário, ambiental, policiamento com apoio de motocicletas ou bicicletas, radiopatrulhamento, policiamento escolar, corregedoria e assessoria policial militar, inclusive na Assembleia Legislativa. Parabéns a todas as policiais militares que, com garra e competência, fazem parte dessa história.”