PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE JUNHO DE 2022

Arte e lazer são instrumentos no combate às drogas


Último dia da “XX Semana Municipal de Política sobre Drogas” promoveu ações na praça José Bonifácio



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 13) Salvar imagem em alta resolução

Gustavo Pompeo (Avante)

Gustavo Pompeo (Avante)
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 13) Salvar imagem em alta resolução

Samaris Alderli Alves - Comad

Samaris Alderli Alves - Comad
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 13) Salvar imagem em alta resolução

Sérgio de Oliveira Santos - Rotary Club Piracicaba

Sérgio de Oliveira Santos - Rotary Club Piracicaba
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 13) Salvar imagem em alta resolução

Michelle Elisabete Benedito - ONG Caphiv

Michelle Elisabete Benedito - ONG Caphiv
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 13) Salvar imagem em alta resolução

Elaine Aparecida Alves - Consultório de Rua

Elaine Aparecida Alves - Consultório de Rua
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Uma ação na praça José Bonifácio voltada à população em situação de rua encerrou a “XX Semana Municipal de Política sobre Drogas”, realizada pelo Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas (Comad) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a Câmara Municipal de Piracicaba. Realizada na manhã desta quinta-feira (30), a ação contou com café da manhã coletivo, oficina de vivências e sensibilização, e apresentação de percussão e ritmos brasileiros.

O vereador Gustavo Pompeo (Avante), membro do Fórum Permanente de Saúde Mental de Combate à Dependência Química da Câmara, participou ativamente da semana. Segundo ele, o envolvimento do Legislativo foi importante e fortaleceu o Comad. “Hoje estamos aqui na praça José Bonifácio falando um pouco com as pessoas em situação de rua e trabalhando na questão de redução de danos, nesta semana foi abordada toda todas as políticas públicas sobre drogas”, disse.

De acordo com a coordenadora da Comad, Samaris Alderli Alves, um censo realizado pela Smads apontou que 90% das pessoas que estão em situação de rua é por causa da problemática do álcool e outras drogas. “Hoje eles estão aqui vivenciando a cultura que eles também precisam”, disse.

O evento desta quinta utilizou a arte para trabalhar na redução de danos causados pelo consumo de álcool e outras drogas. O projeto “Prevenção na Quebrada”, desenvolvido pela ONG Caphiv (Centro de Apoio HIV/Aids e Hepatites Virais) levou para a praça José Bonifácio percussionistas e trabalhou com rimas de improviso. “Trabalhamos com pessoas em situação de rua, temos dois educadores que já fazem atividades com eles no dia a dia e neste último dia de atividades da semana eles estão mais rimando, pensando nessa parte de arte e lazer”, explicou Michelle Elisabete Benedito, assistente de coordenação do “Prevenção na Quebrada”.

A ação na praça José Bonifácio também teve e o apoio e a participação de membros do Narcóticos Anônimos e de profissionais do Consultório de Rua, unidade móvel da Secretaria de Saúde que oferece atendimento clínico e psicossocial à população em situação de rua. A técnica de enfermagem, Elaine Aparecida Alves, falou sobre a participação do Consultório de Rua na Semana de Política sobre Drogas: “Hoje nós estamos aqui auxiliando o Comad no combate ao uso e abuso de drogas e para fazer esclarecimentos para que eles possam conseguir acessar o serviço e mostrar o que de fato nós podemos fazer para ajudá-los”.

O psicólogo clínico e suicidólogo Sérgio de Oliveira Santos destacou a importância da arte como instrumento de saúde mental e saúde afetiva. “A arte é uma das ferramentas, um dos recursos simbólicos que a gente tem para quando a dor e o sofrimento chegarem, a gente possa utilizar esses recursos ao invés de ir de encontro do álcool e de outras drogas”, afirmou. O psicólogo é presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, uma das entidades da sociedade civil que apoiaram a Semana.

Leia mais:

Vereador participa da "XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas"



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Saúde Fórum Saúde Mental e Combate à Dependência Química Gustavo Pompeo

Notícias relacionadas