
06 DE JANEIRO DE 2017
Vereador apresentou, novamente, indicação sobre a adoção do sistema de monitoramento das entradas e saídas da cidade
O vereador André Bandeira (PSDB) reforça, no início deste ano, o pedido para instalação na cidade do projeto Muralha Digital, no qual implanta câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. Sistema semelhante já funciona em Limeira desde 2014, onde o resultado já apurado é a redução de 69% em alguns crimes.
Desde 2015, Bandeira defende a instalação do sistema Muralha Digital, quando apresentou a indicação 2551. O parlamentar detalha que a proposta é instalar equipamentos para monitoramento 24 horas nas entradas e saídas da cidade. “Qual a central é informada sobre um veículo roubado, é disparado um alarme”, explica.
O próprio sistema faz o cruzamento de dados baseados em registro policias. O trabalho envolve a Guarda Civil Municipal e as Polícias Civis e Militar. A tecnologia permite o reconhecimento óptico de caracteres e a identificação da placa de veículos. Segundo informações do fabricante, é possível ver inclusive as palavras de um adesivo fixado no vidro do veículo, ou mesmo quantas pessoas estão dentro do carro.
A resposta da Prefeitura de Piracicaba sobre a indicação em 2015 foi que a Guarda Civil Municipal estaria encaminhando uma equipe técnica para análise do projeto. Em 2016, André Bandeira protocolou o requerimento 674 pedindo informações sobre a visita da corporação ao Centro de Monitoramento em Limeira. A resposta da comandante da GCM, Lucineide Maciel, é que o sistema se mostrou viável, mas é necessário fazer adequações e que não estaria descartada a implantação do sistema.
Diante da resposta, o vereador André Bandeira protocolou, agora em 2017, outra indicação para que o sistema fosse reavaliado e implantando no município. “Este novo pedido se deve pelo fato da troca do chefe do Executivo”, observa o parlamentar. “Quando protocolamos a primeira indicação, o prefeito era Gabriel Ferrato (PSB), agora é Barjas Negri (PSDB), e quero apresentar a ele este sistema que pode revolucionar as ações de segurança em Piracicaba”, explicou Bandeira.