
16 DE ABRIL DE 2019
Instalação vem sendo pedida pelo vereador desde 2009.
Vereador com a secretária estadual Célia Leão
Nesta segunda-feira (15), o vereador André Bandeira (PSDB), o prefeito Barjas Negri (PSDB), o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, e Josias Zani Neto e Fábio Henrique Silva, representando o deputado estadual Roberto Morais (PPS), estiveram na sede da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em reunião com a secretária Célia Leão. O objetivo do encontro foi analisar tratativas para a implantação da Rede Lucy Montoro em Piracicaba, que é objeto de luta de André Bandeira desde 2009.
Na reunião, o parlamentar lembrou que tem feito, ao longo de seus mandatos, diversas solicitações, entre elas moções de apelo ao Governo de São Paulo e à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência para que seja viabilizada a instalação de uma unidade fixa da Rede Lucy Montoro em Piracicaba. O prefeito Barjas Negri também já encaminhou ofício reforçando a importância da questão.
A Rede Lucy Montoro conta com 17 unidades e realiza mais de 100 mil atendimentos por mês a pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras.
Os tratamentos de reabilitação são específicos para cada paciente e são realizados por equipes multidisciplinares, que contam com médicos fisiatras, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.
André Bandeira ressaltou que Piracicaba conta com o espaço físico do Hospital Regional e a intenção é instalar a Rede Lucy Montoro junto ao hospital. "A unidade atenderia não só Piracicaba, mas toda a região, que conta com mais de 1 milhão de habitantes", disse.
Só em Piracicaba, de acordo com dados do IBGE, existem 75.300 pessoas com alguma deficiência. Dessas, 22.456 têm deficiência motora e múltiplas, que, em sua grande maioria, necessitam de reabilitação.
André Bandeira disse que acredita na possibilidade de implantação da unidade da Rede Lucy Montoro, tornando-se um marco para a cidade e a região em benefício à reabilitação dessas pessoas.
Aproveitando a visita, o vereador também entregou a Célia Leão a moção de apelo 28/2019, que foi encaminhada ao governador João Doria, para que restabeleça com urgência o fornecimento de bolsas de colostomia, Ieostomia e urostomia, sonda vesical de demora e coletor de urina com conector, principalmente sondas de alívio e bolsas de ostomia.
Ele também entregou à secretária o convite para a 10ª edição do Desfile Inclusivo em Piracicaba. O evento acontecerá no dia 14 de agosto, no Shopping Piracicaba.