
17 DE FEVEREIRO DE 2014
Ato visou a conscientização e a preservação do meio ambiente
Encontro teve aproximadamente mil pessoas
Exercer a cidadania é a marca registrada do vereador André Bandeira (PSDB), que mesmo com as suas limitações físicas não poupou esforços e esteve presente na manhã de sábado (15), no 20° Arrastão Ecológico que aconteceu no leito do Rio Piracicaba.
Com aproximadamente mil voluntários, o ato – que tem como principal objetivo a preservação do manancial – ganhou ainda mais força, principalmente pela situação em que o rio se encontra nessa época do ano. A estiagem, as altas temperaturas e o tempo seco contribuíram para a histórica baixa vazão, que ocasionou a mortandade de milhares de peixes e tem gerado preocupação e tristeza aos cidadãos piracicabanos.
“A situação em que o rio se encontra é lastimável, ações como essa servem para chamar a atenção da população e conscientizar sobre o desperdício de água e sobre preservação do meio ambiente”, diz Bandeira.
O arrastão é realizado anualmente pelo coordenador José Carlos Masson, e contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato, acompanhado da primeira dama Selma Ferrato, com o apoio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e a presença da secretária Rose Massaruto, e a de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), com a presença do secretário Rogério Vidal, além de empresas voluntárias.
CONSTRANGIMENTO – Ao chegar no evento, o vereador André Bandeira passou por uma situação constrangedora, ao tentar estacionar o seu veículo. Na vaga destinada preferencialmente a pessoas com deficiência encontrava-se uma caminhonete e uma Kombi da prefeitura. Na oportunidade da fala, o vereador citou o ocorrido e lembrou que é preciso conscientização de todos os lados.
“Não adianta exercermos a cidadania apenas de um lado, assim como devemos ter consciência e preservar o meio ambiente também devemos nos atentar as questões relacionadas às pessoas com deficiência e idosos. Vagas reservadas não são prioridade, são necessidade”, enfatiza o vereador.
Logo após o relato em público, as devidas providencias foram tomadas e os veículos foram retirados do local.
(Com revisão de Rodrigo Alves)