PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2021

Abaixo-assinado solicita revitalização das margens do rio Piracicaba


Documento foi entregue ao vereador Josef Borges (Solidariedade) e foca em trecho localizado entre os bairros Nhô Quim e Algodoal



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Moradores apontaram necessidade de melhorias e problemas da área

Moradores apontaram necessidade de melhorias e problemas da área
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Daniela Ibanhes e Solange Pascoalino entregam abaixo-assinado a Josef Borges

Daniela Ibanhes e Solange Pascoalino entregam abaixo-assinado a Josef Borges
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Josef Borges conheceu todo o espaço acompanhado pelos moradores

Josef Borges conheceu todo o espaço acompanhado pelos moradores
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Daniela Ibanhes e Solange Pascoalino entregam abaixo-assinado a Josef Borges



O vereador Josef Borges (Solidariedade) recebeu dos moradores do Nhô Quim e do Algodoal um abaixo-assinado, com cerca de 100 assinaturas, que solicita a revitalização das margens do rio Piracicaba que fica na rua Alcides Carmignani, nos bairros Nhô Quim e Algodoal. Ele esteve no sábado (5) com a comunidade, conheceu toda a área e os problemas que são enfrentados no dia a dia pela população. 

Os moradores solicitam para a área a instalação de ciclovia, pista de caminhada, iluminação, a limpeza geral da área (mato e resíduos que têm servido de abrigo a escorpiões) e a poda para elevar a copa das árvores. Esse manejo nas árvores é importante para a comunidade, para evitar que o espaço seja utilizado como esconderijo de assaltantes e de objetos furtados ou roubados, causando insegurança. 

Também reclamam que já foram feitos pedidos para instalação de uma placa informando a proibição de jogar lixo – afinal o local é Área de Preservação Permanente (APP) – e até o momento, não foram atendidos. Para eles, a sinalização iria inibir o descarte irregular de entulho e resíduos sólidos. 

A manutenção da área tem sido feita parcialmente, conforme moradores, com o corte de mato e sempre após inúmeros pedidos da comunidade. Mas há trechos em que os galhos das árvores estão tão baixos que inviabilizam até mesmo a passagem de veículos na faixa direita da rua Alcides Carmignani, no sentido bairro/centro. 

Um pequeno grupo de moradores acompanhou a entrega do abaixo-assinado, que foi feita por Daniela Cristina Ibanhes e Solange Pascoalino, representando todos eles. 

O vereador Josef Borges agradeceu a confiança dos moradores, elogiou a união e a vontade de participarem dos cuidados e da preservação da área, que é contínua a avenida Cruzeiro do Sul, mas que não conta com os mesmos benefícios dessa via, que fica no bairro Nova Piracicaba. 

Josef encaminhará o documento com as assinaturas ao prefeito Luciano Almeida e a Marcos Kamogawa, titular da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, para que juntos possam desenvolver um projeto que contemple a solicitação da população. 

 “Os moradores têm vontade de cuidar dessa área e muitos já mantêm trechos limpos por iniciativa própria, o que valoriza ainda mais o pedido de revitalização. Quando a sociedade passa a cuidar do espaço público e ter principalmente o objetivo da preservação do meio ambiente, merece ser valorizada”, afirmou o vereador.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Meio Ambiente Josef Borges

Notícias relacionadas