PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE SETEMBRO DE 2019

Reanimação cardiopulmonar: Moschini exalta presença do público em ação


Treinamento gratuito foi oferecido no último sábado no Mercado Municipal, pela manhã, e no Shopping Piracicaba, à tarde.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moschini ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira






Pelo terceiro ano seguido, o treinamento para habilitar pessoas leigas a prestar os primeiros socorros diante de uma vítima de parada cardiorrespiratória atraiu grande público ao estacionamento do Mercado Municipal e ao Shopping Piracicaba, onde o vereador Ronaldo Moschini (CID) comandou a ação, na manhã e tarde do último sábado (21).

"Inúmeras pessoas foram treinadas na massagem cardíaca e podem se dizer hoje habilitadas a realizá-la quando se depararem com uma parada cardiorrespiratória, sabendo fazer o diagnóstico, iniciar a massagem e pedir ajuda", comentou o parlamentar, na tribuna, durante a 54ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (26).

O vereador, que também é médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), lembrou que o aprendizado da manobra pode ser fundamental para salvar vítimas. A qualificação oferecida no evento batizado de "Uma ação pela vida" constituía-se de explicações teóricas, por 15 minutos, seguida da aplicação da técnica em um boneco.

O prefeito Barjas Negri (PSDB), os secretários municipais de Saúde, Pedro Mello, e de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, e o vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (REP) prestigiaram o treinamento, que, gratuito, conferiu a cada participante certificado atestando a qualificação em reanimação cardiopulmonar.

Moschini aproveitou para explicar os motivos da necessidade de a pessoa que liga solicitando a presença do Samu fornecer o maior número de informações da vítima que precisa do atendimento.

"É para que possamos saber que tipo de socorro vamos enviar: se a unidade de suporte avançado, com médico, enfermeira padrão e motorista socorrista, ou se a unidade de suporte básico, que é uma ambulância comum, lógico que com oxigênio e desfibrilador, mas que não funciona como uma UTI", distinguiu Moschini, esclarecendo que o Samu de Piracicaba conta com seis ambulâncias básicas e uma avançada.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas