PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE ABRIL DE 2024

Moção de aplausos reconhece ação de defesa do rio Piracicaba


Propositura do vereador Gilmar Rotta (PP) foi aprovada na reunião ordinária da noite desta quinta-feira (25)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Gilmar Rotta (PP) é autor da moção de aplausos 51/2024, aprovada na noite desta quinta-feira (25)



Durante a 23ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite de quinta-feira (25), foi aprovada a moção de aplausos 51/2024, em reconhecimento ao trabalho do biólogo Silvio Carlos Alves dos Santos. A moção destaca sua contribuição por meio do programa de Manejo Pesqueiro, produção e repovoamento de alevinos no Rio Piracicaba. 

Silvio Carlos Alves dos Santos, 62 anos, é um profissional com uma vasta trajetória na área ambiental, sendo um dos funcionários mais antigos da usina Hidrelétrica de Promissão, que hoje integra a AES Brasil S.A. Desde os tempos da antiga CESP (Companhia Energética de São Paulo), sua dedicação ao cuidado com o meio ambiente tem sido notável.

Ao longo dos anos, Silvio tem coordenado o Programa de Manejo Pesqueiro, uma iniciativa que não apenas demonstra o compromisso da AES Brasil com a geração de energia elétrica sustentável, mas também com a preservação do ecossistema local. Este programa abrange desde a produção e repovoamento de alevinos até a conservação da fauna, reflorestamento das margens, educação ambiental e estudos de arqueologia.

O Programa de Manejo Pesqueiro desempenha um papel crucial na manutenção da biodiversidade ictíica nos reservatórios, beneficiando tanto a pesca profissional quanto a amadora. Além disso, contribui significativamente para melhorar as condições de vida das populações ribeirinhas e para a preservação das espécies, como a Piracanjuba, incluída na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção e sobre-explotadas.

A AES Brasil assume a responsabilidade de promover o repovoamento de peixes nos reservatórios de suas usinas, visando o equilíbrio do ecossistema. Através do Programa de Manejo Pesqueiro, a empresa produz anualmente milhões de alevinos de diferentes espécies nativas, utilizadas para repovoar os reservatórios.

Ao longo dos últimos 15 anos, a AES Brasil realizou o repovoamento de milhões de alevinos, especialmente da espécie piracanjuba, nos reservatórios hidrelétricos sob sua gestão. Para Silvio Carlos Alves dos Santos, esse trabalho vai além de uma ocupação profissional, é a realização de um sonho pessoal e familiar, pois sua ligação com o ambiente aquático vem de gerações anteriores.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas