PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE AGOSTO DE 2015

Museu de Odontologia de Piracicaba recebe homenagem pelos 35 anos


Diretor do museu, Reinaldo Salvego receberá moção de aplausos do vereador Pedro Cruz (PSDB)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (28) a moção de aplausos 166/2015 homenageia o Museu de Odontologia de Piracicaba “Drª Grace Harriet Clark Alvarez”, pelos 35 anos de fundação. A iniciativa do vereador Pedro Cruz (PSDB) será entregue ao seu diretor, Reinaldo José Salvego. 

A idéia de criar um museu na APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas) – Regional Piracicaba surgiu em 1960, mas apenas 1980, durante a gestão de Antonio Durval Oliveira Dorta, houve a solicitação de doações para o museu e para a biblioteca, da entidade. Em 22 de fevereiro de 1980, durante a festa de inauguração da sede própria da Associação, foi anunciada a instalação do Museu. 

No ano seguinte, a Drª. Grace Alvarez apresentou um relatório sobre o Museu, afirmando que na época ele possuía 100 peças catalogadas. Após seu falecimento, a APCD a homenageou dando seu nome ao museu. Erasto da Fonseca, Ciro Delábio Silveira e Reinaldo José Ferraz Salvego, assumiram a diretoria.

Grace nasceu em Birigui, em 1928, mudou para Piracicaba aos oitos ano de idade. Com o sonho de se tornar cirurgiã-dentista, esperou o curso chegar até a cidade e ingressou na quarta turma da FFOP (Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba). Em 1964, Grace entrou para APCD e atuou como Diretora social e cultural, além de responsável pelo museu, que nasceria no mês seguinte. 

Hoje, a sede do Museu é no prédio antigo da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), na rua Dom Pedro II, esquina com a rua Alferes José Caetano. Com cuspideiras de metal, estampadores de coroas, aparelhos de raio-x e os antigos boticões, o acervo guarda também equipamentos que mostram a evolução tecnológica ao longo do século XX, “O museu reativará também sua biblioteca com mais de 5 mil obras, sendo um quinto delas voltado para a odontologia e o restante de assuntos variados”, comenta o diretor do museu, Reinaldo Salvego.



Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Pedro Cruz

Notícias relacionadas