PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE MARÇO DE 2021

Votações na Câmara demonstram mobilização no enfrentamento da pandemia


Na noite desta quinta-feira (25), foram votadas cinco proposituras que tratam de ações para combater as dificuldades criadas pela necessidade de restrições.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução





As votações durante a 3a e 4a reuniões extraordinárias da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta quinta-feira (25), demonstram a mobilização dos parlamentares na busca por soluções para combater as dificuldades criadas pela necessidade de novas restrições. A partir deste sábado (27), a cidade estará sob a vigência de um novo decreto, com medidas de distanciamento social, e que vai durar até o próximo domingo, dia 4. 

Aprovado após a votação em dois turnos, o projeto de lei complementar 1/2021, de autoria do vereador Gilmar Rotta (Cidadania), presidente do Legislativo, determina que pessoas físicas e jurídicas terão a possibilidade de parcelar impostos, tarifas e taxas mensais, com carência para início do pagamento, na vigência do período da pandemia do novo coronavírus e de calamidade pública. A criação do Sistema de Facilitação Tributária permitirá o parcelamento especial de valores dos impostos, tarifas e taxas municipais antes de seus vencimentos. 

Também foi aprovado o requerimento 338/2021, do vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (Republicanos), que solicita ao Executivo informações se há algum estudo de isenção ou prorrogação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) dos imóveis próprios ou locados dos estabelecimentos comerciais de restaurantes, bares, lanchonetes e similares. 

O vereador Pedro Kawai (PSBD) é autor de dois requerimentos que tratam de questões ligadas ao enfrentamento da pandemia. O de número 347/2021 solicita informações sobre testes e protocolos de prevenção e proteção ao enfrentamento da Covid-19 adotados aos servidores municipais e o 348/2021 pede detalhes sobre fornecimento de kit alimentação às famílias que possuem filhos matriculados em escola da rede municipal de ensino. 

Ainda no enfrentamento da pandemia no Município, foram aprovados o requerimento 353/2021, da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), sobre pedido para prorrogação do prazo de execução dos projetos culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc e o de número 354/2021, do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Luiz “Fala Pira” (PL), que solicita ao Executivo providências em caráter de urgência em relação ao imposto ISSQN, pago pelos condutores de van escolar.

PAUTA – Ainda na Pauta da Ordem do Dia, em discussão única, foram votadas as moções 45/2021, 46/2021 e 47/2021, e os requerimentos 337/2021, 341/2021, 344/2021, 345/2021, 349/2021, 350/2021 e 351/2021, além dos projetos de lei 51/2021 e 52/2021, votados em primeira e segunda discussão. 

Por conta da fase emergencial decretada pelo Governo do Estado de São Paulo, a Câmara mantém o funcionamento dentro das regras do Ato da Presidência 5, em que estabelece o trabalho home office aos servidores e assessores da Casa e que as reuniões dos parlamentares, somente em caráter extraordinária, são convocadas para votação de proposituras relacionadas ao enfrentamento da pandemia no Município.

A reunião acontece em SDR (sistema de deliberação remota), no qual apenas o presidente permanece no Plenário “Francisco Antonio Coelho” e os demais parlamentares acompanham de suas residências ou de seus gabinetes. Os trabalhos legislativos são transmitidos pela TV Câmara, nos canais 11.3 (em TV aberta), 4 da Claro/Net e 9 da Vivo, além das redes sociais.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Coronavírus André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas