PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE MAIO DE 2021

Vereadores trabalham na implantação do Projeto Pé Diabético


Grupo de vereadores se reuniu com o secretário de esportes Hermes Balbino



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Reunião ocorreu na última quarta-feira (26)



Na última quarta-feira (26), os vereadores Ana Pavão (PL), Acácio Godoy (PP) e Thiago Ribeiro (PSC) se reuniram com o secretário Hermes Balbino, da SELAM (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) para discutir e incrementar o Projeto Pé diabético.

De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Com isso, podem ocorrer altas taxas de glicose no sangue que levam a complicações cardíacas, nas artérias, olhos, rins e nervos, podendo inclusive ser fatal.

Uma das principais consequências da diabetes é a neuropatia, que causa danos aos nervos periféricos nas extremidades do corpo - principalmente os pés - o que leva a diminuição da sensibilidade ocasionando dificuldades de cicatrização quando há presença de feridas, levando a complicações como amputação do membro. Segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde, essa patologia é responsável por uma média de 43 amputações diárias no Brasil.

Os vereadores visitaram a cidade de Sorocaba (SP) para conhecer o programa que atende na Policlínica Municipal, desde 2005, através do oferecimento de assistência multiprofissional especializada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo aproximadamente a 500 pacientes ao mês.

Diante dos dados apresentados, surgiu a ideia de trazer o projeto a Piracicaba, com objetivo de acompanhar os pacientes diabéticos, desde o tratamento precoce até as consequências mais severas. O projeto contará com parceria da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (SELAM) e terá adaptações necessárias para atender a população piracicabana.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Saúde Ana Pavão

Notícias relacionadas