PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE SETEMBRO DE 2023

Dicionário de Frases Machistas: comunidade pode contribuir até dia 30


Comunidade tem até 30 de setembro para sugerir expressões machistas, que podem compor o Dicionário de Frases Machistas, uma iniciativa pela igualdade de gênero



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

População tem até 30 de setembro para enviar sugestões de expressões machistas



Na busca por promover a igualdade de gênero e combater o machismo, a Procuradoria Especial da Mulher lançou recentemente o "Dicionário de Frases Machistas". A iniciativa tem o objetivo de criar um recurso educacional que expõe e desafia as expressões prejudiciais e sexistas que perpetuam estereótipos e desigualdades de gênero.

A elaboração do dicionário foi proposta pelos gabinetes da vereadora licenciada Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo "A cidade é sua", e da então vereadora Ana Pavão, que morreu no mês passado e cuja cadeira foi assumida pelo vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van. A Procuradoria atualmente é encabeçada pela vereadora Rai de Almeida (PT) e também composta pela vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos).

O dicionário aborda questões como o poder das palavras e o combate ao machismo, já que as palavras têm um poder significativo na construção de percepções e valores. Além disso, enaltece que frases machistas, mesmo quando aparentemente inofensivas, podem contribuir para a cultura da desigualdade de gênero e para a normalização de comportamentos prejudiciais. O "Dicionário de Frases Machistas" visa a conscientizar a sociedade sobre a importância de identificar e rejeitar tais expressões.

Desde o lançamento dessa iniciativa, o formulário criado para coletar exemplos de frases machistas recebeu como contribuições da comunidade cerca de 400 expressões. O prazo final para a participação é 30 de setembro. Para contribuir, basta acessar o formulário disponível neste link até 30 de setembro. 

O objetivo é receber contribuições de qualquer pessoa da comunidade, sejam ativistas da causa feminista ou quem começa a entender as questões da igualdade de gênero, com a ideia de gerar reflexão e sensibilizar as pessoas sobre as frases e ditos populares arraigados à cultura, mas que acabam reforçando o machismo historicamente existente na sociedade. 

 



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904


Procuradoria Especial da Mulher Alessandra Bellucci Ana Pavão Rai de Almeida Silvia Maria Morales Sergio da Van

Notícias relacionadas