PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MARÇO DE 2018

Vereadores reiteram indagações sobre regulamentação de mototáxi


A prefeitura de Piracicaba ainda não esclareceu como está a regularização do serviço de mototaxi e motofrete; novo requerimento cobra informações sobre estes serviços



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereadores reiteram indagações sobre regulamentação de mototáxi



Requerimento 143/2018, assinado pelos vereadores do PSDB: André Bandeira, Maestro Jonson, José Aparecido Longatto, Nancy Thame, Osvaldo Airton Schiavolin,  o Tozão, Pedro Kawai e Rerlison Teixeira de Rezende, o Relinho, além de Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) e Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão (PHS) aprovado na 9ª reunião ordinária de ontem (5) reitera os termos do requerimento 760/2017, de autoria da vereadora Nancy Thame, em questionamentos ao Executivo sobre a minuta do projeto de lei que dispõe sobre a autorização dos serviços de transporte remunerado de passageiros e de mercadorias, por meio de motocicletas no Município de Piracicaba, submetida à consulta pública.

No requerimento, em 2017, a vereadora Nancy Thame considera a consulta pública existente para o projeto de lei que regulamenta a atividade de mototáxi e motofrete no Município de Piracicaba, bem como informa que foi procurada por munícipes interessados no assunto solicitando maiores informações concernentes a esses processos.

Na ocasião, como respostas aos questionamentos da parlamentar, o Executivo informou que aguardava  resultado da consulta pública para alteração na lesgislação e, que nada tinha a acrescentar sobre o assunto.

Nos termos do requerimento aprovado ontem, em nome de 10 parlamentares, a consideração é que as respostas do Executivo não apresentam os esclarecimentos pretendidos. "Reiteramos acerca da consulta pública existente para a Minuta do Projeto de Lei, que regulamenta a atividade de mototáxi e motofrete no Município de Piracicaba, e requeremos, nos termos regimentais, que se oficie ao Executivo para que, através do órgão competente, responda as indagações", registraram os parlamentares.

Os vereadores pedem esclarecimentos sobre as exigências para autorização de Pessoas Jurídicas, considerando que o Artigo 4º, Inciso I, letra h, da legislação, que fala da relação de veículos que serão utilizados na prestação do serviço, com devido Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) para comprovação da propriedade e ano de fabricação, e contrato de comodato, aluguel ou arrendamento, se for o caso.

Já no Artigo 4º, Inciso I, letra k, o texto do projeto de lei fala sobre o comprovante de contribuição sindical, conforme o Artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Decreto-Lei Federal nº 5.452, de 1º de maio de 1943, considerando a inexistência de sindicato da categoria no município.

Também no Arigo 4º, Inciso I, letra i, o texto da legislação aponta para a apresentação de apólice de seguro de vida complementar, em favor do condutor, com cobertura não inferior a R$ 22.000 (vinte e dois mil reais), e apólice por invalidez permanente não inferior a R$11.000 (onze mil reais), considerando que já há cobertura pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres - DPVAT, seguro obrigatório pago anualmente junto com à primeira parcela do IPVA, ou na Cota Única.

Os parlamentares também sinalizam para valores omitidos no Artigo 4º, Inciso I, letra n, sobre pagamento da Taxa de Licença anual ao Município, pela UPFM – Unidade Padrão Fiscal Municipal.

Também são requeridos informações sobre esclarecimentos de valores omitidos nas exigências para autorização para Pessoas Físicas contidas no Artigo 4º, Inciso II, letra i. Além de apólice de seguro de vida complementar e, esclarecimentos sobre as discrepâncias entre as exigências para autorização de Pessoas Jurídicas e de Pessoas Físicas, bem como outras informações oportunas sobre os encaminhamentos efetivos para a regularização destas atividades.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo André Bandeira Carlos Gomes da Silva José Longatto Pedro Kawai Rerlison Rezende Jonson Oliveira Adriana Nunes Nancy Thame Osvaldo Schiavolin Wagner Oliveira

Notícias relacionadas