06 de novembro de 2015
Vereadores apelam ao governador para nomeações de PMs
Com a medida, Piracicaba receberia 57 oficiais administrativos
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, receberá da Câmara a moção de apelo 229/2015, de autoria de todos os vereadores, para que determine a publicação das nomeações dos cinco mil aprovados no concurso público de oficial administrativo padrão 1-A, nas organizações policiais militares. Cópias do texto serão enviadas à Secretaria de Segurança Pública, ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ao Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9). Com a posse, Piracicaba terá 57 profissionais a mais.
A moção de apelo destaca o despacho do Secretário Estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, de 21 de julho deste ano, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia seguinte, que homologa o concurso.
Segundo a moção, as atividades administrativas da Corporação Militar são executadas por praças da Milícia Bandeirante, mas o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo declarou a inconstitucionalidade da lei federal 10.029/2000 e lei estadual 11.064/2002, que disciplinam as contratações temporárias para as polícias militares e corpo de bombeiros. As contratações expiram no mês de novembro deste ano e 5.000 praças deixarão de executar as atribuições administrativas.
Os vereadores comentam no texto a necessidade de aumentar o número de policiais militares nas ações de policiamento preventivo no Estado de São Paulo, em especial neste final de ano, em que as festas natalinas se aproximam.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
18 de setembro de 2025
18 de setembro de 2025
18 de setembro de 2025
18 de setembro de 2025