
24 DE JUNHO DE 2022
Ana Pavão (PL) reforçou pedido de contratação de psicólogos e assistentes sociais para a rede pública de educação básica, realizado através de indicação
Vereadora Ana Pavão (PL) encaminhou solicitações à Secretaria de Educação nesta quarta-feira (22)
Na manhã desta quarta-feira (22), a vereadora Ana Pavão (PL) esteve presente na Secretaria de Educação em reunião com Bruno Cesar Roza, responsável pela pasta. Na ocasião, foram discutidas algumas demandas recebidas por seu gabinete.
Após o encaminhamento das solicitações, a pauta visou à tratativa de uma indicação de autoria da parlamentar, baseada na Lei Federal 13.935/19, que prevê a contratação dos serviços de psicologia e serviço social na rede pública de educação básica, atendendo às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação. A medida contribuiria para a qualificação do processo de ensino-aprendizagem e traria efeitos positivos em diversas questões do cotidiano educacional, como por exemplo no enfrentamento a diversas violações de direitos, na questão da evasão escolar e em outras questões que requerem uma análise técnica.
De acordo com a vereadora, após a paralisação escolar, causada pela pandemia Covid-19, os números de problemas psicossociais aumentaram a vulnerabilidade socioeducacional, e o afastamento das salas de aulas permitiu o surgimento de vales emocionais em crianças e jovens, ocasionando o déficit escolar e até mesmo problemas de aprendizagem. “Por este motivo, a indicação protocolada vem ao encontro das necessidades escolares, visto que existem municípios que já atendem a essa lei”, ressaltou a parlamentar.
O secretário Bruno Cesar Roza, percebendo que o atendimento a esta demanda é de suma importância para o auxílio educacional, relatou à parlamentar que analisará e oficializará resposta à indicação 1833/2022.