PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JUNHO DE 2022

Vereadora participa de evento de Santas Casas e hospitais beneficentes


Ana Pavão acompanhou, nesta quarta-feira, as atividades do 31º Congresso Anual da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.



EM ATIBAIA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Ana Pavão (PL) participou nesta quarta-feira (8) do 31º Congresso Anual da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), que destaca neste ano a inovação e a tecnologia. "É maravilhoso ver a inovação que tem tomado a saúde, cada vez ficando mais forte para os setores filantrópicos. Parabéns aos organizadores. Vamos continuar trabalhando pela saúde", comentou Ana Pavão, durante o evento.

O congresso, com três dias de atividades até quinta-feira (9), teve na terça-feira (7) a palestra "Filantropia: conceito, novos rumos, reposicionamento e apaziguamento jurídico do segmento quanto aos seus direitos, deveres e proposituras".

O tema "Um novo olhar sobre a filantropia na saúde" foi discutido pelo CEO do HCor, Fernando Torelly, pela a infectologista e consultora em saúde pública global Luana Araújo e pelo diretor-geral da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Mário César Homsi Bernardes. Paulo Magnus e Rogério Bartkevicius coordenaram o painel.

Outra palestra abordou "Um futuro transformador requer um novo líder", com as participações de Antonio Muniz, líder de tecnologia e agilidade, Marcelo Mearim, coordenador da mesa, e Rafael Cristofoletti, debatedor.

No mesmo dia, houve o lançamento dos "Indicadores Mais Saúde", projeto que traz informações assistenciais e custos, desenvolvido em parceria entre a Fehosp, a Numb3r Sanalytics e a Planisa Planejamento e Organização de Instituições de Saúde. O projeto, que reúne informações assistenciais e de custos, foi apresentado por André Almeida, CDO da Numb3rs e consultor do Banco Mundial para questões de informática em saúde, e por Maria Beatriz Nunes Pires, gerente de serviços da Planisa.

Na apresentação, eles explicaram como funcionam os "Indicadores Mais Saúde": "A apuração dos indicadores de custos é realizada com dados fornecidos pelos hospitais, de forma padronizada, utilizando a metodologia do custeio por absorção pleno, no qual o cálculo do custo de produção ou dos serviços prestados considera os valores totais dos custos de produção e as despesas operacionais, inclusive os rateios interdepartamentais absorvidos". "Os dados passam por um processo de curadoria e enriquecimento, gerando um repositório centralizado e estruturado, que pode ser utilizado para análise por diversos prismas da informação", completaram.

Nesta quarta-feira, as atividades tiveram a palestra "Sustentabilidade (social, ambiental, econômica e governança) – ESG". A questão tem impacto significativo nas operações das entidades de saúde, já que o papel na sociedade, as questões ambientais e a relevância na cadeia econômica, com a geração de emprego e renda, são de grande valia para a governança institucional.

Juliana Bernardo, executiva em ESG e fundadora e CEO da Quor Educação, e Ana Paula Shuay, representante do Desenvolve-SP Energia Limpa, ministraram a palestra "Liderança sustentável: decifrando o ESG e os desafios para o futuro".

O evento destacou exemplos de gestão e ações na saúde filantrópica que foram apresentados e premiados no painel "Cases de sucesso", no congresso. Os artigos que foram contemplados na premiação foram: "Redução dos casos de lesão por pressão em UTI covid-19", de autoria de Felipe Neri Nunes Venancio, da Santa Casa de Campinas (SP); "Implementação de programa de navegação de pacientes em hospital oncológico de São Paulo", de Dárcia Lima e Silva, da Fundação Doutor Amaral de Carvalho; e "Implantação do serviço de medicina hospitalar em hospital filantrópico: impacto nos indicadores gerenciais", de André Wajner, da Casa de Saúde Santa Maria (RS) – Associação Franciscana de Assistência à Saúde.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, presente no evento, destacou o apoio das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos no atendimento à população paulista. "É uma honra participar deste congresso, com tantos parceiros. Vim agradecer por tudo que fizeram. Continuamos precisando desse apoio. Unidos somos mais fortes", afirmou. A diretoria da Fehosp, representantes de DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) e o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, também estiveram presentes.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Saúde Ana Pavão

Notícias relacionadas