13 de fevereiro de 2026

Vereadora fala sobre representação do Ministério Público contra aumento do IPTU

Silvia Morales (PV) criticou a legislação aprovada em 2025

Ao ocupar a tribuna na reunião ordinária desta quinta-feira (12), a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A cidade é sua”, falou sobre as representações feitas ao Ministério Público, contra o aumento do IPTU e a legislação aprovada no fim de 2025. "De fato, o Ministério Público acatou a representação feita por três vereadores e por mais pessoas da sociedade, porque quando eu fui protocolar o assistente do promotor falou: 'mais um'. Então deve ter vários, né?", declarou.

Ela ainda apontou que além a revogação da legislação do IPTU Verde, estão revogando legislações ambientais importantes e que o GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) agora fez um procedimento de acompanhamento administrativo. 

Além disso, ela citou outras ações encaminhadas ao Ministério Público com resultados concretos como o replantio de árvores na Praça da Rua XV, após representação sobre a concretagem realizada pela gestão anterior; e a abertura de inquérito civil sobre intervenções no Distrito Industrial I-15, por não terem passado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Piracicaba (COMDER).

Fábrica Boyes – A vereadora informou que recebeu a notícia de que o Estado abriu o processo de tombamento do complexo da Boyes e também abriu um estudo para o tombamento do quadrante fabril. “Então é um ganho, uma coisa muito boa, que após a audiência pública o ano passado, foi votado pelo Conselho para que se abra o processo de tombamento. Já existe o tombamento municipal em alguns patrimônios ali, no caso do povoador, do palacete”, declarou. 

A fala completa da vereadora pode ser assistida no vídeo presente na matéria.

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara