29 de agosto de 2025

Vereador questiona fiscalização de ferros-velhos que operam no período noturno

Propositura de Renan Paes, aprovada nesta quinta (28), quer detalhes sobre fiscalização realizada pela prefeitura em ferros-velhos que atuam na cidade

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Por meio de um requerimento aprovado nesta quinta-feira (28), na 45ª Reunião Ordinária, o vereador Renan Paes (PL) busca junto ao Executivo informações sobre a fiscalização de ferros-velhos na cidade, especialmente durante o período noturno.

“Este vereador recebeu diversas reclamações sobre a grande quantidade de furtos que vêm ocorrendo em nossa cidade, assim como constantes reclamações de perturbação de sossego e de queimadas de fios”, traz o parlamentar no requerimento 924/2025.

Ainda de acordo com o parlamentar, foram por ele recebidas informações “sobre compra e venda de produtos furtados e roubados em ferros-velhos, principalmente no período noturno”.

Assim, ele pergunta quais são as regulamentações para ferros-velhos em Piracicaba, bem como qual departamento e/ou secretaria fiscaliza essa atividade.

Renan Paes também quer saber se a prefeitura recebe denúncias envolvendo ferros-velhos no período noturno e, em caso positivo, pede resposta detalhada com as quantidades e teores dessas denúncias.

O vereador ainda questiona se há algum planejamento ou ações vigentes por parte da prefeitura para aumentar o controle das atividades dos ferros-velhos, bem como para coibir ou proibir o funcionamento noturno desses estabelecimentos.

Por fim, ele pergunta se a prefeitura “enxerga, entende ou até mesmo acredita haver correlação” na afirmação de que “o funcionamento noturno de ferros-velhos estimula e aumenta a quantidade de roubos e furtos”.

A propositura, agora, segue para análise pelo Executivo.