12 de setembro de 2025
Vereador questiona eventual atraso na entrega de uniformes escolares
Cássio Luiz Barbosa é autor do requerimento 1045/2025, que pergunta ao Executivo sobre eventual atraso da E.M João Otávio de Melo Ferraciú, no Parque das Indústrias
O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), conhecido como Cássio Fala Pira, por meio de um requerimento aprovado nesta quinta-feira (11), questiona o Executivo sobre eventual atraso na entrega de uniformes escolares para alunos da Escola Municipal João Otávio de Melo Ferraciú, no Parque das Indústrias, e em outras unidades escolares.
“Mães de alunos da escola João Otávio de Melo Ferraciú têm procurado este vereador para relatar que, até o presente momento, os uniformes não foram entregues e que a escola informou não haver previsão de distribuição”, afirma o parlamentar no requerimento 1045/2025.
Cássio aponta na propositura que muitas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social e “relatam não ter condições de adquirir roupas para seus filhos, havendo ainda casos de alunos portadores de necessidades especiais, o que implica maiores gastos familiares com consultas e tratamentos”.
Ele ainda cita que a Prefeitura “dispõe de significativa arrecadação” e que não deveria haver atrasos na entrega “de um item essencial como o uniforme escolar” sem uma “justificativa transparente para a população”.
“Nós já estamos quase no final do ano. Com todo o respeito à Secretaria de Educação e ao Executivo, mas precisamos acelerar com a questão desse uniforme. A única coisa boa que o Luciano [Almeida] fez na gestão passada foi o uniforme para as crianças. Temos que dar a César o que é de César. E precisamos dar continuidade a isso. Até mesmo para identificar as crianças na escola e próximo a ela. O uniforme é de extrema importância”, declarou o parlamentar ao justificar seu voto favorável à propositura.
Fala Pira, então, quer saber no requerimento qual o motivo do eventual atraso e questiona qual a prioridade dada pela Administração ao fornecimento dos uniformes escolares em 2025.
O parlamentar também indaga se houve algum problema no processo licitatório, na contratação ou no fornecimento das peças, se existe contrato vigente para a aquisição dos uniformes e, em caso positivo, pede que sejam informados o número, a empresa contratada, o valor e os prazos estabelecidos.
O requerimento busca ainda informações sobre o montante orçado em 2025 para a aquisição dos uniformes escolares, a previsão oficial e o cronograma para a entrega das peças em todas as unidades da rede municipal de ensino e, também, quais medidas emergenciais estão sendo adotadas para atender famílias em situação de vulnerabilidade “que não podem arcar com a compra de roupas para os filhos, especialmente os que apresentam necessidades especiais”.
Por fim, ele ainda quer saber quais ações estão sendo planejadas para os próximos anos a fim de garantir a entrega dos uniformes no início do ano letivo.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025