
06 DE MAIO DE 2025
Marco Bicheiro (PSDB) quer detalhes sobre a oferta de atendimento do hospital pelo SUS
Vereador Marco Bicheiro (PSDB) ressalta que hospital foi construído com verbas públicas
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 23ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (5), o requerimento nº 388/2025, de autoria do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que elenca questionamentos sobre o contrato da Prefeitura com a Associação Ilumina. Ele lembra, no documento, que, em novembro de 2024, foi anunciada a retomada do convênio para a realização de diagnósticos de câncer, com a publicação de aditivo do contrato em fevereiro deste ano.
Destaca ainda que o Hospital Ilumina foi construído com verbas públicas, que contou com a doação do terreno e que trata-se de uma entidade filantrópica com isenção fiscal, com obrigatoriedade de atendimento de 60% pelo SUS (Sistema Único de Saúde). E salienta a falta de novas unidades de saúde na cidade e os problemas estruturais nas que já existem.
No requerimento, ele questiona, entre outros pontos, o que prevê o convênio, se houve alguma contrapartida financeira da Prefeitura, como foi o procedimento para celebração do contrato e quais exames, procedimentos e especialidades estão previstos. Além disso, quer saber de que forma se dará o pagamento os recursos humanos para o serviço, qual será a tabela de honorários usadas para os repasses e quais serão os pacientes atendidos. Por fim, Bicheiro pergunta o motivo de a Prefeitura não ter assumido a administração do hospital.