11 de setembro de 2025
Vereador participa da 5ª Reunião Ordinária das Bacias do Centro-Sul
Renan Paes participou de encontro realizado em Três Lagoas, no MS, e entregou ofício endereçado a Ministro pedindo regulamentação da pesca esportiva no Rio Piracicaba
Na última quarta-feira (10), o vereador Renan Paes (PL) esteve na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, para participar da 5ª Reunião Ordinária do CPG (Comitê Permanente de Gestão) Bacias do Centro-Sul, que tem como objetivo monitorar e gerenciar o uso sustentável dos recursos pesqueiros e hídricos nas bacias hidrográficas das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, formadas pelas bacias hidrográficas do Paraguai, Paraná, Uruguai, Atlântico Sul e Atlântico Sudeste.
Como representante da frente parlamentar em defesa do Rio Piracicaba, Renan Paes encaminhou ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, um ofício solicitando a edição de uma Portaria Interministerial que regulamente a prática da pesca esportiva controlada no Rio Piracicaba.
A proposta atende a uma reivindicação da Associação dos Pescadores Esportivos, o SOS Rio Piracicaba, que apresenta uma demanda relevante para a edição das normas vigentes, a fim de regulamentar a prática da pesca esportiva controlada no Rio Piracicaba. Atualmente, a Instrução Normativa nº 26/2009 do IBAMA impõe restrições à pesca em diversas bacias. No entanto, após mais de 15 anos, o cenário socioambiental e econômico local exige revisão para conciliar preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e o sustento das famílias que vivem da atividade.
O vereador destacou também que já existe um precedente: a Portaria Interministerial nº 73/2017, que regulamentou a pesca esportiva em Pirassununga. Para Piracicaba, a regulamentação garantiria a prática sustentável no trecho urbano do rio, aliada à preservação do seu valor cultural e turístico.
“O Rio Piracicaba é muito mais do que um cartão-postal; ele é parte da nossa história, da nossa cultura e da vida de muitas famílias. O pedido para regulamentar a pesca esportiva controlada ajudará a preservar o rio e, ao mesmo tempo, fortalecer o turismo e a economia local. Também estamos lutando pelo reconhecimento da pesca artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial, o que já foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac)”, afirmou Renan.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
09 de setembro de 2025
05 de setembro de 2025
05 de setembro de 2025
05 de setembro de 2025