09 de setembro de 2025

Vereador quer detalhes de licitação para monitoramento eletrônico do trânsito

Requerimento de Renan Paes foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira

Diante do anúncio da Prefeitura de que foi aberta licitação para a contratação de serviços de monitoramento eletrônico do trânsito, orçada inicialmente em R$ 21,28 milhões, o vereador Renan Paes (PL) solicita mais informações no requerimento 969/2025, aprovado nesta segunda-feira (8), na 48ª Reunião Ordinária.

O parlamentar disse ter recebido "diversas reclamações acerca desse assunto, pois aos olhos de muitos munícipes essa atitude da Prefeitura tem como objetivos 'arrecadar dinheiro' e 'alimentar a indústria da multa'". No requerimento, Renan Paes pergunta qual valor financeiro o Executivo estima obter de retorno ante os R$ 21 milhões que gastará.

O autor da propositura também indaga quais serão os novos equipamentos adquiridos na licitação, onde os aparelhos serão instalados, como se dará essa contratação e se há período específico para que os radares funcionem. Ele busca esclarecer, ainda, o que vêm a ser os "detectores de infrações" e os "controladores de velocidade" citados no anúncio da Prefeitura.

"Minha preocupação é de que no próximo dia 20 acaba o contrato com a empresa atual dos radares. Porém, ela não toma conta só dos radares, mas também do monitoramento do nosso município. E aí abre-se um novo chamado e utilizarão essas câmeras de monitoramento, que demorarão a ser instaladas, e essa nova empresa usará as câmeras de monitoramento também para autuar, e aí é o absurdo dos absurdos. Meu total repúdio se isso acontecer", disse Renan Paes, ao justificar voto na tribuna.

Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS