24 de outubro de 2025

Vereador faz visita institucional a Jundiaí para conhecer "Mundo das Crianças"

Pedro Kawai tomou ciências de políticas públicas que poderão dinamizar o universo das crianças em Piracicaba

Reconhecida nacionalmente por sua política intersetorial voltada à Primeira Infância e pela criação de espaços públicos que valorizam o brincar, a natureza e a escuta das crianças, como o Mundo das Crianças, a Fábrica das Infâncias Japy, os pátios escolares naturalizados, as hortas urbanas, a cidade de Jundiaí está no foco do vereador Pedro Kawai (PSDB), na expectiva de colocar em prática políticas e ações afirmativas em favor das crianças e adolescentes em Piracicaba. 

"A defesa é por uma visão intersetorial entre secretarias municipais, como Educação, Assistência Social, Saúde e outras áreas afins, que possam colocar em prática o potencial de lazer, entretenimento e aprendizado de nossas crianças", destacou o parlamentar depois da visita que fez, na manhã desta sexta-feira (24) para se inteirar do "Mundo das Crianças", na Política Municipal de Primeira Infância e Espaços Públicos da Infância, o que também incluiu o Comitê das Crianças e os Conselhos

Escolares. Além de percorrer o Parque da Cidade, localizado na rodovia João Cereser, km 66, no bairro Pinheirinho, aberto das 7 às 17 horas. 

Dentre os objetivos da visita, o parlamentar conheceu a governança intersetorial da Primeira Infância, entendeu o funcionamento do Comitê das Crianças, conheceu os espaços públicos voltados à infância (Mundo das Crianças, Fábrica das Infâncias Japy etc.). Além de conhecer práticas em parentalidade e cuidados com famílias e, observar políticas de sustentabilidade e natureza na infância e percorrer diversas instâncias gratuitamente disponibilizadas à população.

Delegações das cidades de Osasco, Barueri e Bauru também integraram o rol de comitiva de cidades paulistas, além de Piracicaba, por intermédio de Pedro Kawai que foram conhecer a evolução deste projeto, que hoje se desponta no país em segundo lugar, depois de Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a promover interação com as crianças, totalizando de 2,5 a 3 mil atendimentos anuais.

Gerusa Cardoso, Larissa Fernandes de Souza e Luciana Marques, servidoras da prefeitura municipal de Jundiaí, ligadas à secretaria municipal de Assistência Social, recepcionaram o grupo de visitantes, que se reuniu na sede da Rede Brasileira Cidade das Crianças (Casa Catavento), para receber orientações sobre as áreas, além de se inteirar de legislações e programas municipais que respaldam o funcionamento do complexo de lazer. 

Gerusa Cardoso destacou o papel do Comitê, ligado ao Serviço Social, que coordena as ações do Grupo de Trabalho que atua no projeto, com o respaldo da Psicóloga, Mirelly de Aguiar Rocha, integrante do projeto Criança Feliz, além de outros servidores efetivos e comissionados; além de ressaltar a preocupação com a formação da criança, desde o período gestacional até os seis anos de idade, quando se forma as principais conexões no cérebro, que irão nortear o seu futuro.

Ela também considerou os argumentos que remetem à economia, onde o trabalhar a parte cognitiva da criança, isso se reverte em economia que chega a 23 dólares de retorno; além de observar os aspectos de equidade e justiça social e desigualdade, em conceitos que são trabalhados com as crianças no complexo de lazer. 

Gerusa também abordou sobre as parcerias que o projeto do parque em Jundiaí já contabilidade, em mais de 60 cidades brasileiras, pela Rede Urban, de caráter mundial, presente também em Portugal, com atuação em três eixos, com destaque aos espaços públicos e natureza, programas e serviços, com governança e sustentabilidade. Além de citar novo setor, que abordará o universo da neurodivergência. 

Rede Cidade das Crianças

Gerusa ainda comentou sobre a repercussão internacional da Rede Cidades das Crianças, onde se sobressai a autonomia das crianças, busca em desenvolver as cidades para elas. Também discorreu como o projeto nasceu em Jundiaí e, se tornou referência nacional, presente em mais de 300 localidades e, em 15 países pelo mundo. 

E, concluiu suas considerações destacando a condição de Jundiaí constituir o Comitê Regional da Primeiríssima Infância, ao agregar oito cidades, acolher pesquisadores que vem a campo conhecer o projeto, onde mais de seis mil profissionais já passaram por treinamentos e, tudo sem custos, graças à uma política governamental, em trabalho intersetorial, que se respalda no Plano Municipal pela Primeira Infância, em ações definidas, respaldadas por leis, a exemplo da lei 9.842/2022 e 69 ações, com metas e indicadores, em conexão com o PPA (Plano Plurianual), na garantia do funcionamento da Rede Municipal da Primeira Infância. 

Piracicaba

Em Piracicaba, o vereador Pedro Kawai já defende espaços para crianças, através de solicitações para melhorias e instalação de parques infantis, como a manutenção do Centro de Lazer e Parque Infantil do Piracicamirim e a criação de um novo espaço na Praça das Corujas. Ele também é autor da Lei Municipal nº 8.903/2018, que instituiu a Semana Municipal do Brincar, reforçando seu compromisso com a infância e o lazer infantil. 

Já no decreto legislativo n° 11, de 29 de junho de 2021, oriundo do PDL N° 7/21, Pedro Kawai
garantiu a criação na Câmara Municipal de Piracicaba, do “Fórum Permanente de promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, que visa promover debates, realizar estudos, solicitar informações e tomar outras providências no sentido de acompanhar as políticas públicas em concepção e em execução relacionadas ao tema no âmbito do Município de Piracicaba; monitorar a execução de planos e projetos relacionados à temática; promover seminários e debates, anualmente, bem como convidar instituições, especialistas e sociedade civil e acompanhar, discutir e sugerir proposições legislativas relacionadas ao tema.

Pedro Kawai também defende ainda o melhor aproveitamento de áreas como o Horto Florestal, o entorno da lagoa do Santa Rita, incluindo o Viveiro Municipal, complexo da Rua do Porto, Paraíso das Crianças, juntamente com o Zoológico Municipal, além de outras áreas que possam respaldar a formação das crianças e adolescentes em Piracicaba. Além de ações na Câmara, envolvendo a Escola do Legislativo, em projetos que estabeleçam o Parlamento Mirim e outras esferas de discussões onde a criança e o adolescente sejam os protagonistas de suas próprias formações de cidadania. 

Texto: Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS