24 de outubro de 2025

Câmara aprova nesta quinta denominações de ruas e praça da cidade

Projetos de lei aprovados na 61ª Reunião Ordinária denominam vias no Uninorte e no Taquaral e praça em área no bairro São Judas

Foi aprovado em primeira discussão, durante a 61ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (23), o projeto de lei 288/2025, de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos), que denomina de Mariana Cancelliero Valentini a então rua 8 do loteamento Residencial Uninorte.

A proposição presta homenagem à cidadã piracicabana que dedicou a vida ao trabalho social e à caridade. Segundo o texto do projeto, Mariana foi atuante em campanhas solidárias e religiosas, ajudando famílias em situação de vulnerabilidade e colaborando na construção de moradias e espaços comunitários, como a Capela Santa Luzia, no Jardim Vitória.

Durante a votação, o autor do projeto destacou a importância da homenagem. “É com muita alegria e honra que apresento este projeto. A dona Mariana foi uma cidadã prestante, ajudava muitas pessoas, inclusive construindo casas para quem morava em barracos de madeira. Fica aqui o nosso reconhecimento”, afirmou Fábio Silva, agradecendo aos vereadores pelo apoio.

A vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também justificou o voto favorável. “Mariana foi mãe da Udi Valentini, nossa colega da Águas do Mirante, sempre disposta a atender esta Casa. Que Deus abençoe a família”, disse.

Rai de Almeida (PT) reforçou o merecimento da homenagem. “Conheci muito a dona Mariana e toda a família Valentini, uma família de grande dignidade. Ela merece essa denominação para que sua memória siga viva entre nós.”

Em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei nº 203/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), que denomina de Sargento Ivan da Silva Quadros Júnior a via pública do loteamento Jardim Terramérica TA I, no bairro Taquaral.

Também foi aprovado o projeto de lei nº 307/2025, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que denomina de Praça 150 Anos da Loja Maçônica Piracicaba o espaço verde localizado no bairro São Judas.

Assista as justificativas completas dos vereadores no vídeo acima.

Texto: Andressa Braz
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
Edição de TV: TV Câmara