26 de agosto de 2025

Vereador convida para fórum de segurança e denuncia descaso com patrimônio

Trevisan Jr. (PL) falou ainda sobre a situação do cemitério da Saudade

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) utilizou a tribuna da Câmara durante a 44ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (25). Ele abordou diversos temas, como o Fórum de Segurança Pública, a situação do cemitério da Saudade, os radares instalados no município, além do descaso com o patrimônio público, como por exemplo escolas, Zoológico e Aeroporto Municipal.

Primeiramente ele fez um convite à sociedade e aos colegas parlamentares para participarem do Fórum Sobre Segurança Pública, do qual ele é o presidente e que será realizado nesta quarta-feira (27), no plenário, a partir das 9h. 

Segundo o vereador, o evento contará com a presença do deputado federal Paulo Bilynskyj (PL), presidente da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados em Brasília. “É muito importante esse seminário, discutir segurança pública em todas as esferas aqui na cidade de Piracicaba”, destacou.

Ele também anunciou a realização da reunião solene em homenagem ao Dia do Policial Penal, no dia 3 de setembro. “Convido a todos, até porque nós temos quatro unidades em Piracicaba, o presídio, a unidade que cuida dos menores, a de ressocialização e o CDP (Centro de Detenção Provisória). É importante que esses policiais penais sejam reconhecidos pela Câmara e pela sociedade, desde a esquerda até a extrema-direita, em todos os segmentos. Tem que ser reconhecida, independente se gosta ou não”, afirmou.

CEMITÉRIO DA SAUDADE - O vereador relatou novamente os furtos ocorridos no Cemitério da Saudade. Ele contou que registrou boletim de ocorrência na última terça (19) pelo roubo do túmulo de seu pai e do vaso do túmulo de seu avô. O vereador também citou o furto ocorrido no túmulo do ex-presidente Prudente de Moraes.

“Agora instaura-se inquérito, comunicado de fato, existe registrado o meu como pessoa física e o meu como vereador, baseado no artigo 31 da Constituição Federal e no artigo 37. Não é possível esse descaso”, declarou.

Ele lembrou que cerca de 29 peças já foram apreendidas de outros furtos, incluindo objetos em bronze e mostrou algumas fotos. “Esse patrimônio (Túmulo de Prudente de Moraes) é tombado em três esferas. É crime de responsabilidade o descaso. A parte elétrica, se pegar fogo, que nem pegou no mercado, deveria ser trocada. Passaram-se quatro anos e oito meses e não se fez nada”, completou.

O vereador disse ainda que pediu a abertura de inquérito policial para apuração do furto de patrimônio público tombado. 

RADARES - O vereador também citou a instalação de radar em frente à Faculdade de Odontologia. Segundo ele, foi instalado um radar escondido dentro de uma caixa, atrás de uma árvore. “Se o semáforo estiver aberto e você passar, é multado.É um radar disfarçado”, alertou.

Ele afirmou ainda que Piracicaba já conta com 28 radares instalados e que aguarda relatório sobre os valores arrecadados. “Até junho, já foram 25 milhões de reais em seis meses”, disse.

FISCALIZAÇÃO - O vereador apresentou imagens também solicitações de melhorias em diferentes locais da cidade, como na Escola Municipal do Vila Fátima, onde pediu reforço na sinalização de solo; no Zoológico Municipal, apontando abandono, falta de limpeza, ausência de vidros em banheiros, lixeiras danificadas e barracas sem pintura; no Aeroporto Municipal, criticando a situação do forro e janelas fechadas com madeira (madeirite), entre outros apontamentos. 

Por fim, ele agradeceu à CPFL pela troca de postes e transformadores na zona rural.

Filmagem: TV Câmara